Como ter land bank saudável para incorporadora? - Software para Incorporadora e Construtora

Fazer uma gestão de land bank saudável para incorporadora se tornou essencial para empresas imobiliárias, independentemente do porte. Entretanto, muitos investidores não reconhecem a importância da gestão de land bank – isso ocorre pois eles não têm os conhecimentos técnicos para concluir a análise de mercado ou, simplesmente, não entendem os seus benefícios.

Atualmente, a análise de mercado é o elemento mais importante na avaliação de um investimento imobiliário, e a gestão de land bank forma a base para cada decisão. Portanto, pesquisar e compreender o mercado é crucial para fazer bons negócios.

Continue lendo e saiba mais informações sobre como a gestão de land bank saudável para incorporadora pode expandir os seus negócios e criar lead melhores. Acompanhe.

A importância da inovação no mercado imobiliário

A indústria imobiliária no Brasil é altamente fragmentada, e a disponibilidade de dados e informações de domínio público ainda é limitada. Além disso, o setor imobiliário tem se comportado de maneira única. Nem todas as empresas estão preocupadas em mapear o mercado e inovar diante um cenário de recuperação pós-crise.

Para isso, é importante que todas as partes interessadas do setor imobiliário sejam capazes de compreender e se adaptar à dinâmica do mercado local e, ao mesmo tempo, permaneçam em sintonia com as tendências globais.

Todos esses fatores destacam a importância de sistemas de land bank saudável para incorporadora no mercado atual. Graças a essas soluções, que auxiliam na coleta e análise de informações, as incorporadoras estão, agora, desenvolvendo um banco de dados robusto que permite fazer análises preditivas avançadas para prever números e, assim, decifrar tendências de mercado em diferentes segmentos imobiliários.

A inteligência de mercado aplicada aos negócios

O setor imobiliário está rapidamente se tornando um mercado baseado em números. O trabalho de uma incorporadora ainda consiste em ajudar o cliente a comprar e a vender imóveis. No entanto, o método que é usado para encontrar esses clientes é que está evoluindo.

A partir do ano 2000, as empresas começaram a analisar grandes quantidades de dados não estruturados. Assim, surgiu a figura dos cientistas de dados e, a partir de suas análises, as atividades de gerenciamento de dados, para especulação do mercado, ganharam popularidade em vários setores – inclusive no imobiliário.

Atualmente, com o Big Data, os empreendedores imobiliários têm utilizado processos de avaliação analítica desses dados para tomar decisões estratégicas de negócio. No entanto, para usá-los de maneira eficiente, é preciso soluções tecnológicas e equipe qualificada, com domínio e conhecimento de dados.

Nesse contexto, conforme o setor evolui, se torna essencial a busca por consultores de pesquisa de mercado e o investimento em estudos de mercado para tomar decisões mais informadas, o que não era o caso em um passado próximo.

O passo seguinte nessa revolução ocorrerá nos próximos anos. A inteligência artificial não será mais apenas um enredo de filmes de ficção científica, mas se tornará uma ferramenta de decisão viável para os negócios imobiliários.

Land bank saudável para incorporadora: a gestão na prática

O land bank saudável para incorporadora é mais do que encontrar os limites de um lote. Ele envolve a definição do tamanho do mercado-alvo com maior probabilidade de gerar renda. Definir com precisão o mercado-alvo permite que o investidor identifique a concorrência e as demandas atuais em uma determinada área.

Em um primeiro momento, fatores físicos, como localização, recursos naturais, topografia, condições do solo, clima, disponibilidade de água e padrões de transporte podem não parecer muito importantes para analisar a lucratividade de um investimento imobiliário. No entanto, essas informações podem fazer toda a diferença no sucesso de um investimento.

Além desses fatores físicos, a análise de mercado também pode incluir mais informações sobre os recursos locais, como o acesso do bairro a bens e serviços públicos. Assim, a disponibilidade de serviços de utilidade adequados e os custos de construção não devem ser negligenciados, uma vez que podem determinar a viabilidade de qualquer projeto imobiliário.

Após abordar os fatores físicos do local, a análise de mercado avalia as características econômicas e tendências da área. O objetivo dessa análise econômica é fornecer uma compreensão da população local, condições de negócios e a demanda futura por um tipo particular de imóvel.

As tendências nos dados demográficos fornecem algumas informações sobre a saúde econômica futura de uma região. A distribuição etária da população, a educação e a renda também são indicadores importantes dos padrões regionais de crescimento.

Além disso, tendências econômicas mais amplas na região, bem como no nível nacional, também devem ser abordadas na análise de mercado. Embora todos os imóveis sejam locais, forças macroeconômicas maiores têm ondulações em todos os mercados locais.

Como resultado, taxas de juros, políticas tributárias, inflação, crescimento do PIB e desemprego precisam ser analisados em uma análise de mercado.

As vantagens do sistema de gestão de land bank saudável para incorporadora

Conforme o mercado evolui, a indústria de pesquisa de mercado também continuará a mudar nos próximos anos. Hoje, os sistemas de land bank têm as funções de gerenciar dados, atender às necessidades dos clientes e fornecer serviços de consultoria especializada.

Esses sistemas já superam o trabalho de um profissional do setor imobiliário no desempenho de suas responsabilidades significativas, como a realização de estudos demográficos de mercado, pesquisa ambiental e análise financeira.

Com essas soluções, é possível processar grandes quantidades de dados na busca de informações úteis. A equipe comercial utiliza esses dados nas atividades de compra, pré-venda, venda, pós-venda, publicidade e assim por diante.

Integrados ao sistema de finanças, é possível melhorar o desempenho do portfólio de imóveis, o gerenciamento de prédios, a contabilidade de leasing e outros aspectos da incorporação imobiliária.

Ou seja, com o reconhecimento de padrões em dados, é possível estudar a viabilidade de um terreno no longo prazo e fazer projeção de custos, gastos e investimentos, promovendo uma gestão de land bank saudável para incorporadora.

E então, você gostaria de experimentar um sistema de land bank saudável para incorporadora? Entre em contato com nossa equipe e solicite uma demonstração!

No Comment

Comments are closed.