Como escolher o melhor ERP para incorporadora? - Software para Incorporadora e Construtora

O ERP para incorporadora ideal é aquele que resolve problemas e gargalos de sua empresa. Na gestão de uma incorporadora, assim como em qualquer mercado, é preciso estruturar e organizar processos para atingir seus objetivos mais agilmente e com maior assertividade. Sem um planejamento, a estrutura não se fortalece e problemas podem surgir em todos os setores do negócio.

Provavelmente, você deve ter dúvidas sobre como escolher a melhor opção dentre as soluções disponíveis no mercado. Quais são os critérios? Como saber qual ERP para incorporadora adotar na rotina de sua gestão? Para sanar essas dúvidas, confira nossas dicas a seguir.

O conceito de ERP para incorporadora

Como já pontuado em artigos anteriores, o conceito de ERP está no planejamento de recursos. Empresas, para manter um plano sustentável de crescimento, precisam organizar investimentos, gastos e lucros. E para que esse planejamento seja realizado com sucesso, é papel de gerentes e gestores implementar uma solução que otimize recursos. Mas como isso se aplica, de fato, a uma incorporadora?

A resposta está nas funcionalidades da plataforma de ERP para incorporadora adotada. Com um sistema integrado, diferentes setores podem registrar e compartilhar dados de forma estratégica. Isso significa que, por meio de um software, toda informação da empresa pode ser complementada e relacionada com métricas imobiliárias. Além disso, dados e tarefas úteis para viabilidade de terrenos, landbanking e demais processos da incorporadora podem ser acelerados e até automatizados.

Adotando a melhor solução de ERP para incorporadora

Cada novo empreendimento de uma incorporadora exige estratégias personalizadas e efetivas de comercialização. Isso inclui propostas de venda, análises de viabilidade do imóvel e, claro, a incorporação do terreno em si.

Fazer o gerenciamento de fatores tão diferenciados é possível somente com o melhor sistema de ERP para incorporadora possível. Essa qualidade dependerá do cenário em que a incorporadora atua. Em sua base, porém, é importante que a solução:

Conte com um monitoramento ágil de dados

Um ERP para incorporadora deve, no médio e longo prazo, diminuir o tempo de funções operacionais realizadas pelos funcionários. Isso exige um sistema que possa, ao mesmo tempo em que mantém um histórico de dados, integrá-los e relacioná-los de forma inteligente. Com base em um histórico confiável, é possível determinar, por exemplo, o valor mínimo de investimentos de risco.

Possa reduzir custos

O volume de informações internas geradas pelas empresas se torna cada vez maior, exigindo tecnologias de alta complexidade que possam trabalhar com esses dados. Um ERP de incorporadora é uma solução que permite que a empresa possa se beneficiar desses sistemas, reduzindo custos – no caso, gastos relacionados ao backoffice em geral, como manutenção de servidores ou suporte técnico.

Dê autonomia a seus colaboradores

Um monitoramento ágil dos dados e uma redução de custos permite que os colaboradores da incorporadora cresçam. Com uma solução alinhada às necessidades da incorporadora, é possível ter um fluxo acelerado de informações e aumentar a produtividade dos setores.

Seja dinâmica e acompanhe o ritmo e escopo de trabalho

Centralizar informações é uma necessidade básica para toda gerência que precisa analisar estratégias e apresentar resultados. Com o ERP para incorporadora, é possível acompanhar essas informações sendo geradas pontualmente, permitindo ações e reações rápidas a cronogramas e possíveis oportunidades de crescimento.

Beneficie a gestão da incorporadora

Pensar em um ERP para incorporadora somente no aspecto operacional é um erro. Afinal, sistemas que não são mantidos de forma estratégica, como planilhas e notas, não fazem com que o negócio se mantenha competitivo.

A incorporadora que deseja ter um suporte encontrará em um ERP de qualidade demandas e tendências a serem exploradas – tudo isso a partir da organização da inteligência de mercado gerada pelo próprio trabalho imobiliário.

Considerações finais

O melhor ERP para incorporadora vai além de um centralizador de informações. Quanto mais agilidade em processos, como compra de terreno, realização de orçamentos e administração de empreendimentos a solução apresentar, melhor tende  a ser o resultado gerado com sua implementação. E quando se fala em resultado, não se trata apenas do retorno financeiro.

Gerenciar uma incorporadora significa, também, gerenciar cliente e garantir a excelência em seu ciclo de vendas. Adotar um software não permite apenas que seus processos sejam ágeis e automatizados. Um bom ERP para incorporadora impacta diretamente nos processos de atendimento e na credibilidade de seu investimento.

Gerar informação e dados é um processo orgânico. Sem um ERP para incorporadora funcional, todas as informações são perdidas e fazem com que o processo encontre gargalos em sua adoção e nas suas funções mais básicas. Implementar um ERP significa redirecionar esforços operacionais da equipe e transformá-los em algo estratégico.

Suas experiências com sistemas ERP são positivas? Caso seja sua primeira vez, quais são suas expectativas ao adotar um ERP para incorporadora? Solicite já uma versão de testes da solução Hiperdados e conheça na prática nosso ERP para incorporadora e suas funcionalidades!

No Comment

Comments are closed.