6 sinais de que um sistema para construtora não é bom - Software para Incorporadora e Construtora

O mercado de soluções de gestão para construtoras é vasto. Investir em uma tecnologia que não gere vantagens competitivas reais para sua empresa pode ser um risco e desperdício de verba. Por isso, é fundamental avaliar bem as funcionalidades e os diferenciais do sistema para construtora a ser adotado em seu negócio.

Escolher a ferramenta ideal para sua empresa, naturalmente, não é uma fórmula pronta. No entanto, existem recursos e metodologias que devem ser analisados antes de qualquer tomada de decisão.

Para ajudá-lo nisso, confira, neste artigo, alguns dos principais sinais que mostram quando um sistema para construtora pode ser uma péssima opção. Acompanhe.

1. Sistema para construtora sem diferenciação

Fazer a gestão de qualidade, segurança, planejamento, compra e venda, além dos demais processos só é possível com boas funcionalidades. Mas o que define, exatamente, a qualidade desse sistema para construtora?

Em seu aspecto mais básico, o que diferencia uma solução voltada para construtora são seus recursos customizados para esse mercado. Nesse momento, é preciso pensar além e comparar as opções disponíveis. Existem métricas e bancos de dados que podem trazer insights diferenciados e se destacar em relação a outros softwares.

2. Empresa desatualizada sobre o mercado de imóveis

Tecnicamente, unir funcionalidades e vendê-las como um produto não é algo único ou mesmo um sistema para construtora atraente. Após elencar requisitos que sejam essenciais para seu negócio, é o momento de pesquisar o sistema para construtora ideal. No entanto, nem sempre as empresas responsáveis por seus sistemas têm experiência em atuar diretamente com seu mercado.

Compreender o mercado imobiliário faz com que o sistema esteja preparado para atender suas necessidades. Sistemas tecnicamente impecáveis em organização e coleta de dados podem ser desenvolvidos independentemente de contexto. O diferencial está, justamente, em entender a proposta de suas funcionalidades e oferecer um suporte legítimo aos processos da construtora.

Muitas empresas de tecnologia da informação e com foco em soluções digitais trabalham de forma generalista. Dessa forma, muitas de suas soluções acabam desconectadas das reais necessidades do mercado, por isso, é essencial buscar sistemas que atendam suas necessidades e ajudem a consolidar as metas do planejamento estratégico de sua construtora.

3. Apresentação confusa do sistema para construtora

Para que seu sistema para construtora possa trazer resultados, é preciso que ele atenda seus resultados. As funcionalidades implementadas nesse sistema precisam corresponder às expectativas de sua empresa para que isso seja possível.

Mas, como saber quais são as ferramentas de seu sistema para construtora que serão efetivas? A resposta está em como a empresa responsável o apresenta.

Com as diferentes opções no mercado, é imprescindível que o sistema para construtora adotado tenha sido previamente testado. Essa é uma atitude importante da apresentação do sistema para construtora por parte da empresa contratada. Assim, sua gestão pode identificar com maior certeza quais são os benefícios gerados.

Optar por uma solução que não apresente de forma clara suas funcionalidades não é positivo para seu negócio imobiliário. Leve em consideração um sistema que economize o seu tempo e se apresente de forma objetiva para suas necessidades. Sistemas para construtora de qualidade devem disponibilizar períodos de teste e até mesmo versões gratuitas, com funcionalidades restritas, para que você possa ter essa segurança e ver, de perto, os benefícios que a solução pode gerar para o seu negócio.

4. Painel de controle inflexível e de difícil implementação

Os colaboradores de sua construtora dependem de um sistema que otimize atividades e tenha um papel estratégico nos processos. Considerando isso, não é um bom sinal quando o sistema entra no caminho da migração e implementação de suas novas ferramentas e tecnologias.

Ter um painel de controle (dashboard) inflexível, com dados que não são relevantes de acordo o contexto, pode ser perigoso para a gestão. Afinal, parte de um sistema para construtora funcional é sua capacidade de coletar dados e exibi-los de forma facilitada.

O treinamento dos funcionários com uma ferramenta de ERP e suas funcionalidades é um ponto crucial na implementação. Além do desafio inicial de fazer com que equipes se adaptem, ter um sistema para construtora que não esteja alinhado com suas rotinas pode ser um erro.

5. Falta de integração com processos-chave

O sinal de um sistema para construtora de má qualidade pode ser detectado já na forma como ele integra seus processos. É comum encontrar soluções no mercado que se limitam a um organizador e banco de dados. Para as demandas internas e externas de uma construtora, isso não é o bastante.

A experiência do cliente que investe em empreendimentos imobiliários deve ser um ponto a ser otimizado pelo sistema para construtora. Trabalhar informações e fazer com que os pontos de contato com esse cliente sejam personalizados e agilizados é uma tarefa-chave. Nesse quesito, um sistema para construtora pode auxiliar as principais etapas desse processo a serem eficazes.

6. Segurança e suporte obtuso ou fraco

Comumente, sistemas para construtoras são comercializados no modelo SaaS (Software as a Service – Software como Serviço). Mostrar que as informações absorvidas por esse sistema são seguras é essencial, e isso exige um trabalho em conjunto.

Um mau sistema para construtora não saberá indicar para gerentes e gestores contratantes quais são seus principais protocolos e tecnologias de segurança.

Nessa situação, informações privilegiadas de sua construtora sofrem ameaça. Sendo assim, evite a todo custo sistemas para construtora que negligenciam a segurança de seus dados. Isso também se aplica ao suporte oferecido. Uma empresa que oferece uma solução é responsável por direcionar seu cliente para o sucesso, e isso é algo que reflete na força e objetividade de seu suporte e na resolução de problemas.

Você procura um sistema para construtora que possa revolucionar e otimizar sua gestão? Teste agora mesmo a solução da Hiperdados e confira os benefícios gerados para sua empresa!

No Comment

Comments are closed.