Como o business intelligence ajuda fundos imobiliários? - Software para Incorporadora e Construtora

O conceito de business intelligence (BI) se refere ao uso de tecnologias para analisar os dados estratégicos de uma organização ou do mercado. Hoje, existem inúmeras ferramentas, aplicativos e metodologias que são projetados para ajudar as empresas a coletarem dados de origem interna e externa, os preparando para análises e criação de relatórios.

A razão para isso é melhorar a tomada de decisões de forma que a empresa possa operar com mais eficiência e obter vantagem competitiva sobre os concorrentes. Ainda, os sistemas de business intelligence são capazes de ajudar uma empresa a identificar tendências de mercado e problemas que precisam ser resolvidos.

E isso se torna ainda mais relevante na realidade atual, na qual o mercado imobiliário está propenso a mudanças constantes. As tendências ajudam a determinar o sucesso ou fracasso de vendas e de negócios. Sendo assim, se torna primordial que corretores e gestores de setor imobiliário antecipem essa tendência para se manter relevantes no mercado.

Por isso, neste artigo, você vai conhecer como o business intelligence pode ajudar a garantir bons negócios ao investir em fundos imobiliários. Acompanhe a seguir.

A importância da inovação no mercado imobiliário

Historicamente, o setor imobiliário, muitas vezes, tem confiado em sistemas desatualizados, usando planilhas para abrigar grandes volumes de dados. Mas eles não conversam uns com os outros, e esse é um grande problema, que faz com que proprietários, corretores e gerentes de ativos desperdicem muito tempo explorando vários sistemas para responder a uma simples pergunta.

Hoje, os proprietários e corretores passam horas criando relatórios manualmente e realizando a entrada de dados duplicados. Por sua vez, relatórios automatizados em plataformas de análise permitem que os usuários descubram insights exclusivos, dinâmicos e sob demanda.

Esse tempo, tradicionalmente gasto na criação de relatórios manuais, pode ser alocado para tarefas mais importantes, como a busca de novos negócios. Os proprietários e corretores podem fechar negócios mais rapidamente e aumentar suas vendas com um novo banco de dados, que facilite a criação de inteligência de mercado.

A indústria já tem acesso a fontes massivas de dados, a inquilinos, vendas comparáveis, métricas e muito mais. Ter tantas fontes é ótimo, mas quando esses sistemas não são sincronizados, eles deixam de ser tão poderosos.

As ferramentas de BI fornecem aos locadores e corretores acesso a uma visão de alto nível de todo o mercado, a partir de uma perspectiva de dados e desempenho.

Assim, o business intelligence visa adicionar mais uma etapa de automação no processo de análise e agregação de dados, ajudando os proprietários a reduzirem o tempo de inatividade, fechar negócios mais rapidamente e aumentar a retenção de clientes.

Como o business intelligence funciona na prática

O business intelligence consiste em várias práticas e técnicas diferentes, mas, em geral, emprega coleta e análise de dados digitais para obter informações sobre decisões de negócios específicas.

Por exemplo, uma empresa de financiamento pode criar um aplicativo de computador que rastreia quais de seus clientes pagam suas contas em dia, e usar os resultados para desenvolver termos de empréstimo mais viáveis ou melhores práticas de cobrança.

Como o BI é altamente personalizável, as organizações podem decidir exatamente quais tipo de indicadores principais de desempenho desejam monitorar.

A maioria das ferramentas é projetada para rastrear conjuntos de dados complexos. Ao organizar essas informações complicadas, é possível identificar padrões e tendências.

As vantagens do business intelligence para o mercado imobiliário

Não é surpresa que os negócios estejam cada vez mais dependentes das práticas de análise de dados imobiliários. Ao empregar ferramentas de inteligência de negócios, é possível tomar decisões mais precisas e fazer negócios mais lucrativos.

As empresas, os investidores e até os que procuram investir em fundos imobiliários podem se beneficiar com o business intelligence. Por exemplo, alguém que faz uma busca por um terreno para investir também pode querer saber como suas características e preço se comparam a outros bairros da cidade.

Ferramentas que permitem que os investidores mapeiem as características de uma região e outros fatores críticos podem ajudar a tomar decisões. Listar propriedades, usando plataformas que adotam dados, é uma boa maneira de fornecer aos compradores potenciais mais informações que possam influenciar sua escolha.

Simplificando o processo de vendas em fundos imobiliários

Os dados de mercado são mutáveis, por isso, é muito difícil escolher tendências importantes sem algum tipo de investimento. Infelizmente, nem todos podem se dar ao luxo de contratar uma equipe dedicada de analistas profissionais do mercado imobiliário.

As ferramentas de business intelligence que acompanham as estatísticas anteriores de desempenho do setor, como vendas em uma determinada área, ajudam os corretores a definirem preços realmente competitivos, além de facilitar as estratégias de marketing.

A obtenção de dados analíticos confiáveis sobre informações de estilo de vida, como a porcentagem de pessoas que se locomovem para diferentes bairros ou o desempenho das escolas locais, pode tornar mais fácil convencer os compradores de que um terreno vale a pena ser considerado.

Assim, ao agregar múltiplas fontes de dados em um relatório estatístico, é possível perceber importantes métricas de um ativo. Além disso, tudo isso ocorre em tempo real. Uma incorporadora poderia descobrir sobre um terreno no momento em que ele é colocado à venda e, imediatamente, começar a trabalhar para vender esse lote, de forma rápida e proveitosa.

Os dados podem e devem ser uma vantagem comercial competitiva para proprietários, corretores e gerentes de ativos. Dessa forma, o business intelligence tem o potencial de tornar as transações imobiliárias mais lucrativas e as empresas mais competitivas.

E você, já conhecia a importância do business intelligence para os negócios imobiliários? Gostaria de experimentar uma ferramenta de BI? Entre em contato conosco e solicite uma demonstração.

No Comment

Comments are closed.