Quais as ferramentas envolvidas na business intelligence para incorporação imobiliária? - Software para Incorporadora e Construtora

O processo de incorporação imobiliária depende de uma série de etapas técnicas, financeiras e estratégicas. Saber como gerenciar e liderar cada elemento de toda a incorporação imobiliária faz com que processos ganhem complexidade e sejam otimizados. E para seu negócio alcançar esse patamar, é preciso dominar a business intelligence para incorporação imobiliária.

Para ajudá-lo nisso, no artigo de hoje, você saberá mais sobre algumas das principais ferramentas envolvidas na business intelligence para incorporação imobiliária. Qual é a importância dessas ferramentas para o sucesso de sua empresa? Como implementá-las? Acompanhe.

Painéis de bordo (dashboards) para business intelligence para incorporação imobiliária

O desempenho de uma incorporação imobiliária é afetado diretamente pelo ambiente, que, por sua vez, é resultado de ações internas e externas no mercado. E para gerenciar o desempenho das atividades e dos processos é que a figura do gestor se faz presente. Mas como ter o controle das ações que formam esse ambiente?

A solução para que gestores estejam próximos dos processos e das atividades da incorporação imobiliária está nos painéis de bordo (dashboards).

Com eles, a função de coletar, agrupar e apresentar métricas de maneira organizada torna-se mais ágil e assertiva. Por consequência, o gestor tem uma visão geral muito mais clara e precisa de seu negócio.

Como o investimento em business intelligence visa centralizar informações de mercado, é importante que a dashboard gerada possa ser atualizada constantemente. Além disso, os painéis de bordo devem ser acessíveis para que toda a incorporadora possa utilizá-la em seus processos.

Ferramentas de business intelligence para incorporação imobiliária

A utilização de painéis de bordo, em si, não garante um envolvimento de business intelligence. É preciso que a incorporação imobiliária tenha a autonomia para planejar ações a partir dos dados exibidos. Do contrário, não haveria uma vantagem estratégica da ferramenta.

A representação gráfica das dashboards permite que a business intelligence para incorporação imobiliária seja interpretada por meio de metas. A partir delas, é possível acompanhar seu fluxo para os grandes objetivos. Além disso, a ferramenta permite identificar deficiências, fornecendo novos insights para o aprimoramento de estratégias.

Em um exemplo prático, é possível ter acesso aos segmentos imobiliários que tiveram o pior crescimento em determinado período. Com uma análise no painel de bordo, essa informação se torna parte da business intelligence da empresa para estratégias futuras de venda. Assim, é possível tomar decisões em relação aos próximos investimentos na incorporação imobiliária dessa categoria.

Sistemas ERPs integrados a painéis de bordo

Um sistema ERP, como vimos anteriormente, reúne informações sobre as tarefas administrativas internas da incorporadora. Associar essas informações com métricas e dados externos é de extrema importância para o processo de incorporação e a economia de recursos. Portanto, uma solução de ERP integrada é um recurso que contribui significativamente na business intelligence para incorporação imobiliária.

A integração, no entanto, não pode limitar as principais ferramentas envolvidas na business intelligence de sua incorporação imobiliária. Isso significa que a gestão deve buscar uma solução que permita o acesso às funcionalidades de forma completa, o que envolve, claro, dashboards alinhadas com essa tecnologia e que possam ser operadas facilmente.

Elegendo as principais informações em suas ferramentas de BI

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs – Key Performance Indicator) são os principais dados de um painel de bordo. É a partir deles que os diferentes departamentos da incorporadora podem visualizar o impacto de suas atividades para o sucesso do negócio.

Elencar muitos KPIs, em um primeiro momento, pode fazer com que o painel de bordo perca sua eficiência. É preciso escolher de forma adequada quais parâmetros de desempenho e estratégia a empresa seguirá para o bom uso de suas informações.

Outra questão importante nesse quesito é a manutenção dessas ferramentas. É preciso que haja uma cultura que vise a constante atualização e correção de dados. Saber controlar os dados internos é essencial para que ferramentas, como os painéis de bordo, sejam agentes facilitadores para o crescimento de seu negócio.

Dúvidas sobre como os painéis de bordo podem ser ferramentas eficientes na business intelligence para incorporação imobiliária? Entre em contato com a nossa equipe e até a próxima!

No Comment

Comments are closed.