Quais as ferramentas envolvidas na business intelligence para incorporação imobiliária? - Software para Incorporadora e Construtora

O processo de incorporação imobiliária depende de uma série de etapas técnicas, financeiras e estratégicas. Saber como gerenciar e liderar cada elemento de toda a incorporação imobiliária faz com que processos ganhem complexidade e sejam otimizados. E para seu negócio alcançar esse patamar, é preciso dominar a business intelligence para incorporação imobiliária.

Para ajudá-lo nisso, no artigo de hoje, você saberá mais sobre algumas das principais ferramentas envolvidas na business intelligence para incorporação imobiliária. Qual é a importância dessas ferramentas para o sucesso de sua empresa? Como implementá-las? Acompanhe.

Painéis de bordo (dashboards) para business intelligence para incorporação imobiliária

O desempenho de uma incorporação imobiliária é afetado diretamente pelo ambiente, que, por sua vez, é resultado de ações internas e externas no mercado. E para gerenciar o desempenho das atividades e dos processos é que a figura do gestor se faz presente. Mas como ter o controle das ações que formam esse ambiente?

A solução para que gestores estejam próximos dos processos e das atividades da incorporação imobiliária está nos painéis de bordo (dashboards).

Com eles, a função de coletar, agrupar e apresentar métricas de maneira organizada torna-se mais ágil e assertiva. Por consequência, o gestor tem uma visão geral muito mais clara e precisa de seu negócio.

Como o investimento em business intelligence visa centralizar informações de mercado, é importante que a dashboard gerada possa ser atualizada constantemente. Além disso, os painéis de bordo devem ser acessíveis para que toda a incorporadora possa utilizá-la em seus processos.

Ferramentas de business intelligence para incorporação imobiliária

A utilização de painéis de bordo, em si, não garante um envolvimento de business intelligence. É preciso que a incorporação imobiliária tenha a autonomia para planejar ações a partir dos dados exibidos. Do contrário, não haveria uma vantagem estratégica da ferramenta.

A representação gráfica das dashboards permite que a business intelligence para incorporação imobiliária seja interpretada por meio de metas. A partir delas, é possível acompanhar seu fluxo para os grandes objetivos. Além disso, a ferramenta permite identificar deficiências, fornecendo novos insights para o aprimoramento de estratégias.

Em um exemplo prático, é possível ter acesso aos segmentos imobiliários que tiveram o pior crescimento em determinado período. Com uma análise no painel de bordo, essa informação se torna parte da business intelligence da empresa para estratégias futuras de venda. Assim, é possível tomar decisões em relação aos próximos investimentos na incorporação imobiliária dessa categoria.

Sistemas ERPs integrados a painéis de bordo

Um sistema ERP, como vimos anteriormente, reúne informações sobre as tarefas administrativas internas da incorporadora. Associar essas informações com métricas e dados externos é de extrema importância para o processo de incorporação e a economia de recursos. Portanto, uma solução de ERP integrada é um recurso que contribui significativamente na business intelligence para incorporação imobiliária.

A integração, no entanto, não pode limitar as principais ferramentas envolvidas na business intelligence de sua incorporação imobiliária. Isso significa que a gestão deve buscar uma solução que permita o acesso às funcionalidades de forma completa, o que envolve, claro, dashboards alinhadas com essa tecnologia e que possam ser operadas facilmente.

Elegendo as principais informações em suas ferramentas de BI

Os indicadores-chave de desempenho (KPIs – Key Performance Indicator) são os principais dados de um painel de bordo. É a partir deles que os diferentes departamentos da incorporadora podem visualizar o impacto de suas atividades para o sucesso do negócio.

Elencar muitos KPIs, em um primeiro momento, pode fazer com que o painel de bordo perca sua eficiência. É preciso escolher de forma adequada quais parâmetros de desempenho e estratégia a empresa seguirá para o bom uso de suas informações.

Outra questão importante nesse quesito é a manutenção dessas ferramentas. É preciso que haja uma cultura que vise a constante atualização e correção de dados. Saber controlar os dados internos é essencial para que ferramentas, como os painéis de bordo, sejam agentes facilitadores para o crescimento de seu negócio.

Dúvidas sobre como os painéis de bordo podem ser ferramentas eficientes na business intelligence para incorporação imobiliária? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato com a nossa equipe e até a próxima!

No Comment

Comments are closed.