ERP para incorporadora: se você não tem, está perdendo dinheiro - Software para Incorporadora e Construtora

Atualmente, um grande número de organizações utiliza softwares de ERP para o setor imobiliário, com o intuito de aumentar a eficiência dos negócios e os lucros – nesse contexto há, inclusive, opções específicas de ERP para incorporadora. Trata-se de uma solução de gestão que tem a capacidade de simplificar e automatizar processos e agilizar determinados procedimentos demorados de uma incorporadora.

A funcionalidade e as vantagens de uma solução avançada de ERP para incorporadora atende perfeitamente às necessidades específicas de uma empresa e seus requisitos, integrando todos os departamentos do negócio.

Ainda, os sistemas ERP oferecem melhor visibilidade de informações para todos os envolvidos e, portanto, permitem uma colaboração melhor e mais rápida em todos os departamentos. Muitas organizações podem se tornar bem-sucedidas simplificando as operações, por meio de uma solução de gestão.

Por isso, no artigo de hoje, você conhecerá um pouco mais sobre os softwares ERP para incorporadora. O que eles são? Como eles funcionam? Quais são as vantagens de utilizá-los? Confira a seguir.

O que é ERP?

De forma geral, o ERP (do inglês Enterprise Resource Planning) integra os processos de diferentes departamentos de uma organização em um único sistema. Ao unificar dados e informações de finanças, RH, cadeia de suprimentos, serviços, aquisições e outros, em um só lugar, é possível ter inteligência, visibilidade e melhorar a eficiência em diversos aspectos de uma empresa.

O software integra essas várias funções em um sistema completo para agilizar processos e informações em toda a organização. O recurso central de todos os sistemas ERP para incorporadora é um banco de dados compartilhado, que suporta várias funções usadas por diferentes unidades de negócios.

A solução ERP facilita o fluxo de informações em tempo real entre departamentos e ecossistemas, para que as empresas possam tomar decisões baseadas em dados e gerenciar seu desempenho. Atualmente, o ERP se expandiu para abranger a inteligência de negócios, além de lidar com funções como automação de vendas, marketing e comércio eletrônico.

Com isso, o software de ERP para incorporadora conta com uma série de funcionalidades que atendem às mais diversas necessidades de uma empresa do setor imobiliário, desde a fase de pré-construção até a pós-construção. Ele possui recursos de manipulação de dados rápidos e precisos, e pode gerenciar informações relacionadas a projetos de construção, corretores, entre outros.

O sistema de gerenciamento de imóveis também organiza as funções de arrendamento e manutenção de um projeto imobiliário, após sua conclusão. Todos os módulos são equipados com recursos robustos, que permitem um funcionamento independente.

O uso de software ERP para incorporadora permite que uma organização dê atenção adequada aos seus negócios, enquanto os recursos de gerenciamento imobiliário e diversas etapas do trabalho são administradas e automatizadas pelo sistema.

Além disso, empresas imobiliárias têm utilizado soluções online como uma poderosa ferramenta de marketing para promover sua marca e, também, divulgar seus serviços. Essas organizações podem expandir sua área de atuação alcançando um público mais amplo, incluindo compradores, proprietários e agentes localizados em diferentes regiões. Assim, as empresas imobiliárias utilizam o software ERP para obter grandes benefícios e melhorar sua lucratividade.

Os benefícios da solução ERP para incorporadora

O software ERP para incorporadora oferece um sistema de automação e sincronização de planilhas. Ao invés de manter colaboradores atualizando bancos de dados e planilhas separadas, que precisam ser mescladas manualmente para gerar relatórios, algumas soluções de ERP permitem que a equipe obtenha relatórios de qualquer departamento, atualizados e sem erros.

Essa solução elimina processos repetitivos e reduz a necessidade de inserir informações manualmente. O sistema também simplifica os processos de negócios e torna mais fácil e eficiente para a empresa coletar dados, independentemente do departamento em que estejam trabalhando.

Por exemplo, com os pedidos de vendas fluindo automaticamente para o sistema financeiro sem qualquer intervenção manual, o departamento de gerenciamento de pedidos pode processá-los com mais rapidez e precisão, e financeiro fechar os livros contábeis mais rapidamente.

Outros recursos comuns de ERP incluem um portal ou painel para permitir que os funcionários entendam rapidamente o desempenho dos negócios nas principais métricas estipuladas pela organização.

Por fim, o ERP para incorporadora possibilita que sua empresa gerencie um volume grande de dados e extraia inteligência deles – e isso pode fazer toda a diferença nos resultados de seu negócio. Uma pesquisa sobre a importância dos dados indicou que, atualmente, 90% dos líderes empresariais reconhecem os dados como recursos cruciais e diferenciadores fundamentais para os negócios – inclusive, estando no mesmo nível de importância de recursos básicos, como terra, mão de obra e capital.

A escolha de um ERP para incorporadora

Os softwares de ERP exigem um determinado investimento, mas também deve ser considerado que existe um custo ainda maior, caso ele não seja feito. Enquanto algumas incorporadoras optam por seguir os métodos tradicionais de negócios, outras buscam a inovação, apostando em soluções tecnológicas e obtendo grandes diferenciais no mercado.

Pode ser mais econômico investir um sistema abrangente com um preço maior do que “economizar” em softwares mais baratos, que não atendem às necessidades da sua empresa.  Com um mercado altamente competitivo, as organizações não podem se dar ao luxo de adiar a implementação de um ERP enquanto sua concorrência investe em soluções e colhe antecipadamente os benefícios dessa tecnologia.

Além disso, como o ERP é um sistema modular, é possível implementar novos módulos conforme sua empresa for crescendo. Se mais forem implementados, a integração entre vários departamentos pode ser melhorada – p melhor sistema de ERP é aquele que atende às suas necessidades, atuais e futuras.

Os modernos sistemas de software ERP para incorporadora são robustos, flexíveis e configuráveis. Eles podem ser adaptados às necessidades exclusivas de um negócio e, também, às constantes mudança de uma empresa em crescimento, garantindo que você não terá que contratar uma nova solução quando o cenário mudar.

Como as informações contidas no ERP são tão precisas quanto possível, as incorporadoras podem fazer estimativas realistas e previsões mais eficazes do mercado imobiliário. Dessa forma, se sua incorporadora está pronta para crescer ou precisa de mais recursos, o software ERP pode facilitar esse crescimento.

E você, já conhecia os benefícios de utilizar um ERP para incorporadora? Gostaria de ter uma gestão mais organizada em sua empresa? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossa solução ERP!

No Comment

Comments are closed.