como ter um land bank saudável

Ter um land bank saudável significa que sua empresa está pensando além da curva. Essa estratégia traz a possibilidade de a imobiliária ou incorporadora, além de investir e lançar empreendimentos de forma direta para o público, diversificar seu estoque e planejar seu percurso no longo prazo.

Para isso, uma gestão saudável no processo de land bank é essencial para que ele possa se tornar um ativo sólido para seu negócio.

Neste artigo, confira algumas dicas de como construir e manter um land bank saudável. Acompanhe.

1. Entre em contato com os órgãos responsáveis

A forma com que terrenos são viabilizados para venda e a projeção de desenvolvimento antes da construção do land bank influenciam o resultado final. Portanto, já no início desse processo, é importante entrar em contato com os órgãos responsáveis.

Nesse contexto, é fundamental lembrar de que alguns municípios podem ter uma visão e um planejamento para o desenvolvimento da região que não estejam de acordo com o potencial que sua empresa busca. Por isso, é preciso saber fazer as perguntas certas. Qual é o projeto de desenvolvimento da região? E o potencial dos terrenos para land bank pode ser ampliado de acordo com os objetivos traçados pela companhia?

O investimento em um land bank requer uma visão geral clara para que os terrenos possam acelerar sua base. Em virtude disso, é preciso que ter uma análise já estruturada antes mesmo do primeiro contato com os terrenos a serem adquiridos.

2. Para ter um land bank saudável, confira a legalidade dos terrenos

É obrigatório que haja um registro adequado em conformidade com os parâmetros judiciais em relação ao terreno. Pequenas e grandes propriedades precisam estar em dia com os requisitos legais, as regras de zoneamento entre outros, de acordo com a lei vigente no município.

Para que a etapa de análise técnica seja mais eficiente, é importante gerenciar dados que possam garantir um land bank saudável. Dessa forma, projetos de reestruturação, asfaltamento e demais passos de desenvolvimento da propriedade podem ser viabilizados com maior assertividade e rapidez.

3. Estude o impacto da região

Dados de georreferenciamento, além de úteis em etapas de incorporação e investimentos imobiliários, também se aplicam à gestão de um land bank saudável. Detalhes como obstáculos, nivelamento do terreno e a vizinhança ao redor impactam totalmente no resultado do terreno.

É importante que, assim como em etapas de viabilidade e incorporação, esse estudo cubra todas as bases. Aspectos financeiros, sociais, econômicos e ambientais podem fazer com que o land bank tenha um ciclo saudável ou até mesmo alavanque outros empreendimentos de forma estratégica.

4. Contabilize custos e planeje seus gastos para ter um land bank saudável

Embora o land bank esteja focado no valor do terreno em si no longo prazo, existem gastos de manutenção do local a serem levados em consideração. É preciso lembrar que as construtoras interessadas em investir no terreno também podem gerar necessidades de investimento, que devem ser vistas com antecedência.

Realize uma gestão controlada de gastos e demais custos para que a aceleração do land bank possa ser monitorada e suas métricas devidamente personalizadas.

5. Saiba conciliar o mercado de investimentos

A prática do land banking, embora importante, não é a fonte primária do capital de giro. É preciso que os ciclos de investimento em propriedades possam ser viabilizados, aos poucos, pelo crescimento do land bank. Assim, o investimento na compra de terrenos pode seguir um direcionamento mais orgânico e centralizar a reserva financeira da empresa.

6. Procure investimentos alinhados aos objetivos de sua companhia

A eficiência de um banco de terrenos depende da estruturação das necessidades e dos objetivos da empresa em si. Incorporadoras com foco em empreendimentos comerciais, por exemplo, podem estar fora de sua zona de especialidade em terrenos residenciais.

Além dos objetivos e das necessidades, é importante que seja realizado um diagnóstico preciso da empresa, e que esteja de acordo com os ciclos de propriedade. Dependendo da densidade e das demandas do mercado, é possível investir em terrenos para aceleração de seu land bank a um baixo custo.

E então, pronto para desenvolver um land bank saudável para sua empresa? Então conheça o COMPROTERRENO a  melhor ferramenta de gestão de land bank, viabilidade e inteligencia imobiliária. Até a próxima!

No Comment

Comments are closed.