como-fazer-a-melhor-escolha-de-sistema-para-construtora

Para se manter competitiva no mercado, é importante que sua construtora possa gerenciar seus recursos e implementar estratégias com eficiência. Adotar um sistema para construtora especializado nesse segmento permite que sua empresa controle oportunidades e possa ter um diferencial estratégico. No entanto, há uma grande variedade de opções nesse mercado.

Para ajudá-lo nessa escolha, acompanhe, neste artigo, os principais fatores a serem considerados ao buscar o sistema para construtora ideal. Confira a seguir.

1. Auxílio na geração de inteligência de mercado

Ao escolher um sistema para construtora, a busca é por solidez em dados internos e externos. Para que sua equipe possa analisar o mercado, é importante que a solução possa oferecer não somente dados, mas informações acuradas sobre oferta e demanda de cada região.

Uma necessidade diária de toda construtora são dados importantes para a prospecção de novos empreendimentos. E com um sistema para construtora isso se torna muito mais prático: por meio dele é possível gerenciar as informações sobre seu negócio e tomar decisões de forma ágil, otimizando o desempenho de sua equipe de forma estratégica.

2. Sistema para construtora alinhado aos objetivos da empresa

A sua escolha de sistema deve considerar quais são os problemas que precisam ser resolvidos na empresa. Além disso, é necessário considerar a prioridade com a qual eles devem ser solucionados. Dessa forma, é possível optar pelo sistema de construtora que melhor satisfará suas necessidades no curto, médio ou longo prazo.

Desde aumentar a rentabilidade até automatizar processos e integrar setores, toda funcionalidade do sistema para construtora precisa estar devidamente alinhada. Com uma análise prévia da gestão de sua empresa, se torna possível identificar essas questões e fazer uma escolha acertada pela opção ideal para o seu negócio.

3. Suporte em todo ciclo imobiliário da construtora

Coletar informações não é o suficiente em um sistema para construtora ideal. É preciso que ele ofereça suporte para todas as fases do ciclo imobiliário de seu negócio.

Dessa forma, as informações não estão apenas reunidas, como também se tornam estratégicas para simulações, projeções e outras situações de tomada de decisão.

4. Plataforma completa para gestão

Quando se opta por um sistema para construtora, é importante que ele possa potencializar sua gestão. Isso é possível quando há uma integração das informações entre todos os setores da construtora. Assim, a geração de inteligência de mercado e de seu próprio negócio se torna controlável.

Dentre as funcionalidades que o sistema precisa oferecer, podem ser destacadas:

  • Compra de terrenos: suprimentos e controle de todas as cotações, pendências e solicitações.

  • Prospecção de projetos e investimentos futuros: controle e análise de terrenos a serem adquiridos.

  • Vendas de projetos: informações integradas de empresas e parceiros interessados.

  • Finanças: contas a pagar e receber, padronização para diferentes sistemas bancários e controle de inadimplências.

  • Contratos de fornecedores: visão geral dos contratos realizados com fornecedores, com informações integradas às demais funcionalidades.

  • Orçamento: controle de verbas por projeto e tipo de negócio.

  • CRM (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente): contato com a base de clientes, ferramentas de prospecção.

  • Contabilidade: controle de fluxo de caixa, demonstrativos de resultado, balancetes, transferências, etc.

5. Treinamento para implementação do sistema para construtora

Para que o sistema para construtora tenha sucesso em sua empresa, é vital que toda a sua equipe consiga utilizá-lo. Existem pessoas que podem ser mais resistentes à adoção plena da solução. Por isso, é importante que realizar reuniões e demonstrações de suas funcionalidades, além de atividades de sensibilização dos times.

Ainda, a etapa de treinamento deve ser realizada de forma personalizada. Assim, cada colaborador pode aplicar o sistema em suas tarefas de acordo com a absorção do conteúdo demonstrado. Nesse sentido, é preciso que o sistema para construtora seja explorado ao máximo: isso é possível somente quando há um acompanhamento especializado e contínuo, demonstrando as vantagens de cada ferramenta.

Considerações finais

A administração de um sistema para construtora depende de dados confiáveis e boas ferramentas para coleta de dados internos. Lembre-se de observar, também, a relação custo-benefício e os modelos de contratação para que sua construtora possa utilizar o sistema de forma fácil e estratégica, e economizar tempo em seus processos.

Você está na fase de escolha de um sistema para construtora eficiente? Siga as nossas dicas e escolha a melhor ferramenta de gestão para construtora. Aumente já os resultados e a produtividade do seu negócio!

No Comment

Comments are closed.