Qual é a função dos painéis de bordo para incorporadora? - Software para Incorporadora e Construtora

Hoje em dia, a inteligência de mercado é um conceito fundamental para as empresas, trazendo diversos benefícios para o sucesso dos negócios. Por meio dela, é possível organizar as informações e torná-las algo realmente útil para a empresa melhorar sua operação e gerar diferenciais. Afinal, uma organização que tem maior conhecimento sobre si, acaba tendo cada vez mais diferenciais, possibilitando melhorias nas estratégias de negócios.

Dessa forma, no cenário desafiador e competitivo atual, é muito importante que líderes empresariais e executivos sejam capazes de tomar decisões baseadas em dados concretos, melhorando o desempenho do negócio e buscando maneiras inovadoras de ganhar vantagem sobre a concorrência.

Pensando nisso, neste artigo, apresentamos o que são os painéis de bordo para incorporadora e o porquê de eles serem tão importantes para a sua empresa. Acompanhe.

A função dos painéis de bordo para incorporadora

A performance de uma incorporadora é constantemente influenciada por inúmeras forças internas e externas. Para gerenciar um negócio, os gestores precisam estar constantemente conscientes quanto ao desempenho de todas as atividades e processos dentro de uma organização.

Para isso, é preciso ter relatórios em tempo real e uma rápida visão da eficiência de cada departamento. Nesse contexto, os painéis de bordo para incorporadora têm a função de coletar, agrupar, organizar e apresentar as métricas mais importantes de uma empresa, fornecendo uma visão geral do desempenho do negócio e do crescimento esperado. Esses indicadores podem ser apresentados em um simples painel de cortiça ou até em um monitor, sendo atualizados constantemente – opção mais recomendada para se ter uma real efetividade. É importante, ainda, que ele tenha boa acessibilidade para todos que precisem dessas informações.

Com os painéis de bordo para incorporadora, as organizações podem tomar decisões fundamentadas em dados, permitindo que sejam planejadas ações que deixem a empresa mais próxima de suas metas de longo prazo. Com essa representação gráfica, é possível visualizar como as pequenas metas fluem para os grandes objetivos. Por sua vez, esses painéis também podem ajudar a identificar as áreas mais problemáticas, além de fornecer insights que ajudam a aprimorar as estratégias de negócios.

Por exemplo, você percebe que suas equipes estão atingindo as metas de vendas, mas os lucros continuam estagnados. Ao analisar seu painel de bordo, é possível verificar as taxas de aquisição de novos clientes e de satisfação no pós-venda. Se o primeiro está subindo e o segundo está em queda, é provável que sua equipe esteja concentrada demais em novas vendas, às custas de cultivar relacionamentos qualificados e duradouros com os clientes já existentes.

O que são KPIs?

O KPI (sigla de Key Performance Indicator ou Indicador Chave de Desempenho) é uma técnica de gestão que fornece ferramentas para medir o desempenho das empresas, setores de negócios, projetos ou indivíduos, em relação às suas metas e objetivos estratégicos.

Dessa forma, os KPIs são os principais dados de um painel de bordo, pois eles conseguem quantificar a performance da organização e permitem que todos entendam de forma clara, objetiva e visual o quanto de suas atividades colaboram para o sucesso da empresa.

O conjunto certo de KPIs apresentará os principais aspectos do desempenho da organização e destacará  aquelas áreas que precisam de atenção. Com a competitividade atual, mais do que nunca, as empresas precisam de uma maneira eficiente de avaliar a sua posição atual e se estão evoluindo de acordo com as estratégias estabelecidas. Os gestores precisam ser capazes de corrigir rapidamente suas estratégias e se adaptar às constantes mudanças e demandas do mercado.

Hoje, a maioria dos KPIs são baseados em relatórios gerados por softwares ERP. Esses sistemas permitem que as organizações insiram seus dados em um programa especialmente desenvolvido para melhorar a gestão de negócio. Esse tipo de software permite que as empresas visualizem e compreendam dados de vários setores, tudo em um só lugar. Com isso, é possível centralizar os dados da organização e gerar relatórios em tempo real, o que favorece a criação de uma vantagem competitiva para o negócio.

Como criar bons painéis de bordo para incorporadora

Os painéis de bordo para incorporadora têm como função serem uma apresentação agradável, sem gerar distrações e facilitando a sua interpretação e a tomada de decisões. Dessa forma, é importante que não exista excesso de cores, formas ou “luzes piscando”, pois elas provocam um cansaço visual e confusão na leitura dos dados.

Cada departamento da incorporadora pode ter o seu próprio painel de bordo, trazendo indicadores específicos para o seu setor. Enquanto isso, a diretoria precisa de um painel geral, apresentando o desempenho da empresa de modo mais abrangente.

Cada dado, informação ou gráfico deve conter informações claras e objetivas, que permitam entendê-los à primeira vista. Entretanto, também deve existir informações adicionais para que a pessoa que está vendo o painel de bordo possa consultar informações adicionais para compreender o que pode ter causado um determinado desempenho.

Os erros mais comuns ao fazer painéis de bordo para incorporadora

Existem milhares de KPIs que podem ser escolhidos, e a maioria das empresas acha difícil escolher o melhor indicador para o seu negócio. Uma das maiores armadilhas na hora de fazer painéis de bordo para incorporadora é escolher uma grande quantidade de indicadores, principalmente ou exclusivamente aqueles que são mais fáceis de medir.

Também é muito comum definir os KPIs que todas as outras companhias parecem usar, mesmo que eles não sejam úteis para as características do seu negócio. Quando escolhidos adequadamente, os KPIs fornecem uma ferramenta poderosa para promover o crescimento do seu negócio. Sem eles, as organizações estão trabalhando ao acaso, sem uma estratégia e, por consequência, sem uma previsibilidade confiável de performance.

Por isso, a manutenção de um painel de bordo precisa ser uma tarefa de toda empresa, sendo cada pessoa envolvida responsável por manter os números atualizados e corretos. Caso contrário, a empresa se torna vítima de suas próprias informações. A precisão dos dados é fundamental, por isso, resultados surpreendentes, valores que não batem ou informações inconsistentes podem ser indicativos de dados imprecisos.

E então, gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida sobre a utilidade dos painéis de bordo para incorporadora? Compartilhe sua mensagem nos comentários ou entre em contato com nossa equipe. Quer saber mais então conheça o Hiperdados!

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados