como um erp para construtora revoluciona seu negocio

Nos últimos anos, os softwares ERP (Enterprise Resource Planning) se tornaram importantes aliados dos proprietários de construtoras. Esses sistemas geram inúmeros benefícios para as empresas, ajudando na tomada de decisão, melhorando a produtividade e o atendimento ao cliente.

Apesar de depender de uma curva de aprendizagem e da adaptação de processos, o resultado final é que os benefícios superam em muito o investimento inicial de tempo e dinheiro. O ERP para construtora tem a capacidade de integrar todos os departamentos e funções de uma empresa em um único sistema, ao mesmo tempo em que atende às necessidades específicas de cada departamento, automatizando processos e fluxos de trabalho.

O setor de engenharia civil exige uma comunicação com inúmeros setores, como fornecedores de mão de obra, de material e indústrias imobiliárias. Existe muita troca de informações (internas e externas) durante todas as etapas de execução de uma obra, o que requer um sistema consolidado para gerenciar e manter todos os setores atualizados e sem informações redundantes.

Projetos desse segmento são, em sua maioria, grandes e complexos, e também sujeitos a pressões de tempo.  Portanto, é preciso que se tenha controle sobre todos os aspectos do projeto, o que pode ser feito por meio de uma solução flexível, padrão, atualizada e eficiente de se lidar, como é o caso do ERP para construtora.

Pensando nisso, a seguir, apresentaremos alguns dos principais benefícios de adotar um software ERP na gestão da sua construtora. Acompanhe!

O ERP para construtora ajuda a economizar dinheiro

Adquirir um bom software ERP para construtora exige um certo investimento. Por isso, em um primeiro momento, pode parecer que ele está apenas consumindo recursos financeiros preciosos da sua organização.

No entanto, ao começar a utilizá-lo, automaticamente, você começará a economizar muito dinheiro. Isso ocorre porque um sistema de gestão unifica vários departamentos da construtora que antes trabalhavam fragmentados, como os setores de planejamento, vendas, compras, estoque e até o suporte de TI. Ao unificar sistemas, você adquire eficiência em análise de custos, reduz desperdícios e cria processos de negócios precisos.

A economia também é gerada ao se tomar decisões mais assertivas, baseadas em informações atualizadas e precisas fornecidas pelo ERP para construtora.

O ERP para construtora aprimora o compartilhamento de informações

Os módulos e aplicativos podem variar dependendo do programa ERP utilizado, mas todos esses sistemas permitem compartilhar e editar dados, bem como melhorar o acesso e a segurança dessas informações. Com isso, não há necessidade de incluir os mesmos dados em diferentes sistemas ou fontes.

Como todos os dados são compilados, armazenados, compartilhados e acessados por meio de um único sistema, não há preocupação com erros na troca de informações entre diferentes setores, nem retrabalho ou falta de integridade dos arquivos.

Com o ERP para construtora, é possível fazer análises mais assertivas

O ERP para construtora pode tornar mais fácil e rápido para os seus gestores gerarem diversos relatórios, que vão desde balancetes até métricas e tendências de negócios.

A capacidade de acessar rapidamente esses relatórios permite que você e sua equipe tomem decisões mais inteligentes e com mais rapidez. Com isso, você não precisará depender de sua equipe de TI para gerar os relatórios de que precisa.

O ERP para construtora ajuda a melhorar a produtividade

Sem um ERP, você e seus funcionários podem ter retrabalho em suas operações, tende de executar tarefas manualmente ou alimentar diversos sistemas com a mesma informação. Isso pode acarretar um impacto negativo nos seus resultados.

Já com um sistema unificado, você eliminará desperdício de tempo, melhorando a produtividade, eficiência e lucratividade da sua organização.

O sistema ajuda no planejamento de seu empreendimento

Boa parte das empresas de construção trabalha tendo como base uma planilha contratual com seus clientes. Antes de fechar negócio, a empresa precisa fazer uma estimativa de custos. Como diferentes clientes têm prioridades diferentes, a proposta mais adequada é escolhida com base no projeto apresentado, na reputação da empresa e na viabilidade de custo para o cliente.

A maioria dos projetos de construção continua a se desenvolver ao longo de vários anos. Portanto, as despesas de planejamento para tais projetos devem ser realizadas tendo em mente as despesas gerais que podem ser incorridos no futuro. Um ERP para construtora pode ser usado para determinar uma estimativa mais precisa, para que o custo real não se desvie muito do custo projetado do empreendimento.

O ERP para construtora ajuda a controlar a produção

Um ERP pode ser usado para simplificar as tarefas e reduzir os excedentes de produção, melhorando o cronograma de entrega da obra. Isso ocorre, pois, em vez de trabalhar com achismos ou projeções imprecisas, o sistema permite otimizar volumes e processos de modo preciso.

Na construção civil, onde além de demandas internas é preciso lidar com uma grande quantidade de dinheiro e uma margem de lucro pequena, um ERP se torna fundamental.

Com o ERP, é possível fazer mais facilmente a gestão de várias obras

É muito comum que uma construtora tenha mais de um projeto em andamento. Com várias obras em curso, os processos de gestão são os mesmos, necessitando pesquisar, planejar, comprar, aprovar, construir, vender.

Desse modo, uma vez em que há muitos projetos em execução simultaneamente, a empresa precisa de um único sistema que possa consolidar todas as informações relacionadas a compras, vendas, lucros e perdas e também unificar remotamente todos os departamentos, das diferentes obras, em uma única plataforma.

Certificação em políticas de qualidade

Neste momento, você pode estar preocupado em certificar sua empresa para poder participar de concorrências e disputar aqueles clientes mais exigentes.

Um software ERP contribuirá para que sua organização mantenha a padronização e qualidade de gestão, importantes atributos para conquistar uma certificação, como o ISO 9001, por exemplo.

Além disso, a implementação de um sistema integrado pode ajudá-lo a manter a conformidade por meio da capacidade aprimorada de gerenciar dados e gerar relatórios adequados.

Melhora na satisfação do cliente

Por se tratar de um sistema interno, você pode achar que não tem impacto sobre a satisfação do cliente. No entanto, a solução ERP pode ser usada em várias tarefas de marketing e vendas do seu negócio, e isso está relacionado a processos que incluem geração de leads, aquisição de informações para melhorar a qualidade dos seus serviços e, por consequência, estratégias de como reter clientes.

Por fim, ele pode ajudá-lo a se comunicar melhor com seus clientes, tendo informações precisas sobre o andamento das obras, o que impacta diretamente no desenvolvimento de um bom relacionamento com esse público.

E você, já conhecia os benefícios de utilizar um software ERP para construtora? Gostaria de ter uma gestão mais organizada na sua construtora? Então conheça o ERP Hiperdados!

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados