Análise imobiliária: você toma boas decisões com os dados da incorporadora? - Software para Incorporadora e Construtora

O fluxo de informações é inevitável e cada vez maior nas organizações do segmento imobiliário. Independentemente do tamanho de sua incorporadora ou da existência de um sistema, dados serão gerados, colhidos e consultados. No entanto, existe uma diferença crucial que a análise imobiliária pode trazer para esses dados.

Para um negócio imobiliário, não basta apenas ter informações atualizadas nos setores. É preciso que os dados sejam trabalhados para gerar indicadores relevantes para a tomada de decisão. Muitas incorporadoras, mesmo se apoiando em dados diariamente, não conseguem ter a agilidade necessária na tomada de decisão. Isso ocorre porque não existe uma análise imobiliária que permita consistência nas decisões.

Neste artigo, você saberá como os dados de sua incorporadora podem possibilitar a tomada de decisões precisas e consistentes. Como gerenciar os dados para que decisões sejam tomadas no tempo certo? Confira a seguir!

Tenha dados personalizados para sua análise imobiliária

O processo de incorporação imobiliária envolve diferentes etapas de planejamento, compra, prospecção e vendas. Para que o fluxo de dados gerados se alinhe à rotina da incorporadora, é preciso uma análise imobiliária personalizada.

Dados de georreferenciamento, por exemplo, geram uma análise imobiliária diferente de acordo com a etapa do processo de incorporação. Na compra de um terreno, a análise desses dados é direcionada para que se tome a melhor decisão em relação ao investimento. Já na etapa de contratação de construtora, a análise imobiliária tem foco em informar a empresa parceira.

Além das etapas de incorporação, diferentes setores necessitam de uma tomada de decisão consistente. Ter acesso a dados personalizados otimiza tanto processos internos quanto externos, tornando a análise imobiliária mais precisa e alinhada às necessidades da empresa.

Dados atualizáveis e dinâmicos

O mercado imobiliário está em constante mudança e evolução. Para que a gestão possa competir no dia a dia, é preciso que haja uma organização de suas informações. Ou seja, é necessário um sistema que torne essa coleta e organização de dados algo prático e de fácil compartilhamento.

É comum pensar a tomada de decisão como um processo centralizador, no qual figuram apenas a direção e os gestores. Entretanto, na realidade, cada pequena ação, seja de um corretor ou da logística de uma construtora, impacta na tomada de decisão final e nos resultados da empresa. Por isso, é essencial que dados sejam detalhados, precisos e dinâmicos para que todas essas ações sejam direcionadas para o rumo correto.

Desenvolva a inteligência de mercado

Uma grande ameaça à consistência da tomada de decisões são as falhas de comunicação internas. Somente gerar dados não basta. Afinal, como vimos, é preciso organizar e oferecê-los de forma personalizada.

À medida em que dados de sua incorporadora deixam de ter um aspecto apenas consultivo, a inteligência de mercado cresce. Com isso, setores internos conseguem se comunicar e expressar sua tomada de decisão com maior agilidade. Nesse cenário, a análise imobiliária ganha uma base integrada e consistente.

Dados como oferta e demanda, perfis de público e histórico de contatos podem ser associados, fortalecendo a inteligência de mercado. Por sua vez, esses dados permitem uma tomada de decisão mais segura nos processos de incorporação.

Produtividade na rotina de sua incorporadora

Outro obstáculo entre os dados de sua incorporadora e uma análise imobiliária de qualidade é a carga operacional. Para que uma tomada de decisão seja consistente, é preciso uma análise imobiliária sobre dados complexos em tempo hábil. Isso, muitas vezes, é limitado pelo andamento das operações e pelas funções que concorrem com essa análise.

Investir em soluções que gerem maior produtividade em sua incorporadora é essencial para que decisões precisas possam ser tomadas. Assim, a eficiência de sua equipe pode ser otimizada sem que haja a necessidade de dividir funções diárias com análises complexas. Automatizar processos de coleta, cruzamento e monitoramento de dados é vital nesse processo.

Diminua a margem de erros de sua incorporadora

Quando os dados de sua incorporadora são trabalhados adequadamente, a análise imobiliária se torna mais precisa. Para que ela seja realizada dessa forma, é importante que haja um sistema que diminua a incidência de erros.

Decisões consistentes são o resultado da identificação e diminuição de obstáculos que podem gerar impactos negativos no processo. Para que sua incorporadora seja competitiva, é preciso que os dados promovam a diminuição da margem de erros. Quanto mais consistente for a tomada de decisão, melhor será a atuação de sua empresa no segmento imobiliário!

Considerações finais

A geração de dados tende a ser cada vez maior com o passar dos anos. Estudos apontam que, até 2020, teremos gerado 40% a mais de dados a cada ano. Portanto, transformar os dados de sua empresa em uma análise imobiliária que gere uma tomada de decisão consistente é um desafio que tende a crescer.

Com uma solução que realize estudos de viabilidade e monitore o desempenho de seus empreendimentos, é possível obter essa consistência e lidar proativamente com esse desafio. Por isso, é necessário considerar opções de sistemas que trabalhem esses dados de forma organizada e estratégica.

Sua incorporadora precisa ter um diferencial em sua tomada de decisões? Os dados gerados em sua incorporadora estão trabalhando a favor da empresa? Continue acompanhando o blog da Hiperdados para se manter atualizado. Até a próxima!

No Comment

Comments are closed.