Como a inteligencia de mercado gera diferencial competitivo

Obter um diferencial competitivo pode exigir um processo interno robusto e otimizado. No setor imobiliário, um dos fatores que mais destacam as maiores empresas desse segmento é a inteligência de mercado.

A inteligência de mercado (ou BI, Business Intelligence) é o resultado de um bom processo de análise de dados e informações relevantes, e adotar um sistema que possa trabalhar a informação para que sua organização crie um diferencial competitivo é essencial para a sustentabilidade de seu negócio.

Mas como a inteligência de mercado gere esse diferencial? Descubra a seguir!

Inteligência de mercado: dados como diferenciais competitivos

Durante a etapa de planejamento de uma ação imobiliária, é preciso obter dados, que são primários ou, ainda, oriundos de fontes externas. Uma pesquisa de público-alvo, por exemplo, pode ser utilizada para saber quais regiões terão um retorno melhor em empreendimentos imobiliários. A inteligência de mercado se debruça no desafio de transformar esses dados em algo concreto.

O modo como a informação é trabalhada em muitas empresas acaba sendo insuficiente para que elas possam criar a inteligência de mercado. Em alguns casos, isso ocorre por falta de uma infraestrutura para realizar adequadamente os processos de análise, e, em outros casos, o fluxo de informações acaba sendo apenas pontual. A inteligência de mercado é contínua, nesse caso.

O uso de ferramentas e tecnologias pode fazer com que essas informações se tornem, de fato, um diferencial competitivo. Um CRM de vendas do ramo imobiliário, por exemplo, permite funcionalidades que organizam e analisam os dados de sua organização. Em uma estratégia focada na inteligência de mercado, isso se torna um destaque diante da concorrência.

Prevendo novas tendências no setor imobiliário

Uma das formas mais aparentes de como a inteligência de mercado se mostra, especialmente no setor imobiliário, é em prever tendências antes mesmo de elas se tornarem uma prática de mercado. Regiões e tipos de empreendimentos que ainda não estão estabilizados podem ser antevistos. Tudo isso é possível com uma inteligência de mercado eficiente.

Analisando pontos e variações do mercado, é possível identificar quais são os investimentos que precisam ser realizados ou ajustados. Muitas vezes, empresas do ramo imobiliário acabam tendo somente uma visão geral do mercado, e, com isso, deixam de observar pontos de seu segmento que podem ser promissores. A inteligência de mercado permite um diferencial para lidar com esse grande gargalo.

Conhecendo o seu cliente de perto

O diferencial competitivo de uma empresa é influenciado fortemente pela percepção de seu público consumidor. Desenvolver novos empreendimentos imobiliários ou acompanhar o comportamento do segmento de construtoras, por exemplo, pode ser bem prático. A inteligência de mercado permite atender a necessidades latentes e identificar mudanças em perfis de compra.

Entretanto, conhecer o seu cliente é uma tarefa complexa. Nesse sentido, o marketing do setor imobiliário se beneficia da inteligência de mercado, atraindo visitantes e convertendo-os em clientes em potencial. Gerar uma proposta atrativa para seu público-alvo é essencial para que os objetivos de seu negócio se concretizem. Dados permitem estar em sintonia com o comportamento desse público.

Posicionamento da sua empresa como diferencial competitivo

Dentre as linhas de casas, condomínios, escritórios comerciais e demais empreendimentos imobiliários, existem projetos a serem priorizados. A inteligência de mercado permite que sua empresa saiba priorizar e destacar o que trará o melhor retorno possível.

Classificar projetos tão distintos e que trabalham com diversas variáveis é uma tarefa desafiadora. Por isso, é preciso que a inteligência de mercado possa contextualizar como sua empresa se posiciona. O diferencial competitivo surge quando propostas são fortalecidas e organizadas em um sistema claro. Assim, a empresa consegue um direcionamento único.

Superando a concorrência do setor imobiliário

O desempenho e a forma como estratégias são moldadas e absorvidas em seu mercado é algo cada vez mais ágil. Muitas empresas do setor imobiliário não se mantêm muito tempo acima de suas concorrentes, por isso, é preciso acompanhar como as demais estão atuando.

A forma de trabalhar o diferencial competitivo requer um alinhamento de processos. Para isso, a inteligência de mercado permite visualizar com detalhes a performance de sua concorrência. Ao comparar os indicadores de sua própria empresa com os dados externos, é possível obter insights precisos que, sem essa inteligência, estariam inacessíveis.

Considerações finais

Para que inteligência de mercado gere diferencial competitivo, não basta apenas obter a informação. É preciso adotar ferramentas que tenham funcionalidades de organização, análise e, acima de tudo, melhoria de desempenho.

Inteligência de mercado envolve aplicabilidade. Quando seu negócio pode prever novas tendências, se posicionar no mercado e conquistar seu cliente de forma única, há um diferencial.

Para se manter competitivo no setor imobiliário, é preciso que todos os recursos internos e externos possam ser vistos de forma clara e objetiva. Somente assim será possível realizar análises precisas e trabalhar o diferencial competitivo em sua organização de modo assertivo e eficiente.

Você precisa trabalhar um diferencial competitivo na disputa de seu mercado? Sabe como o setor imobiliário se comporta em relação ao seu negócio? Solicite, sem compromisso, a versão gratuita de testes do ComproTerreno a nova plataforma de inteligência de mercado da Hiperdados e comece a transformar, agora mesmo, a inteligência de mercado de sua organização em um diferencial competitivo.

No Comment

Comments are closed.