Business Intelligence para incorporadoras: como funciona? - Software para Incorporadora e Construtora

Na rotina de uma incorporadora, o fluxo de informações e de dados é constante. No entanto, geralmente, não há o tratamento e cuidados necessários que permitam uma análise e o melhor controle dessas informações. Soluções como um sistema de Business Intelligence para incorporadoras podem fazer com que a empresa se destaque de seus concorrentes e transforme esse gargalo em um diferencial de mercado.

São muitas as etapas que podem ser otimizadas, tornando-as mais velozes e precisas. Do desenvolvimento inicial do projeto ao período de vendas, o Business Intelligence para incorporadoras permite uma tomada de decisão precisa e no tempo certo. E garantir a melhor eficiência no processo faz toda a diferença para os prazos e as normas esperados de uma incorporadora.

Em um cenário em que a gestão precisa de um apoio, é importante selecionar as melhores ferramentas para o trabalho. Confira, a seguir, como funciona o Business Intelligence para incorporadoras e como aproveitar ao máximo essa ferramenta!

O que é Business Intelligence para incorporadoras?

Inteligência de negócio, ou Business Intelligence (BI) não significa apenas dados e relatórios. O que a Inteligência de Mercado propõe é a análise de dados de forma inteligente. Identificar tendências e obter insights sobre a indústria imobiliária pode ser uma tarefa complexa. Por isso, ter informações centralizadas em uma plataforma sobre seu negócio ganha uma importância estratégica.

O sistema de Business Intelligence reúne soluções de análise de Big Data, ou seja, uma quantidade grande de dados complexos. A partir de cruzamentos e análises com diferentes dados, é possível gerar métricas em tempo real, que, por sua vez, permitem que a incorporadora tenha informações estratégicas sobre o mercado.

Informações sobre imóveis, terrenos e incentivos podem variar a todo momento. Na gestão de uma incorporadora, focar a atenção em áreas e investimentos que têm tendência a se valorizar é vital. Como o Business Intelligence para incorporadoras reúne métricas e dados dinâmicos, é possível se manter em sintonia com o mercado.

Vantagens do Business Intelligence para incorporadoras

Considere, por exemplo, a etapa de Estudo de Viabilidade. Sem uma solução de Business Intelligence para incorporadoras, dados sobre o terreno e projeções de lucro podem ser comprometidos. Com um software que analise dados internos e externos de forma inteligente, é possível centralizar toda a informação necessária.

Análises de oferta e demanda, mapeamento da concorrência e perfis de público e segmentação podem ser cruzados instantaneamente. O que o Business Intelligence para incorporadoras faz é alinhar toda a informação para que a tomada de decisão possa ser feita com segurança.

Dentre as diversas vantagens de adotar uma solução de Business Intelligence para incorporadoras, é possível destacar as seguintes:

  • Redução dos custos de incorporação: com dados reunidos em um único lugar, é possível conhecer os investimentos de sua empresa mais de perto. Assim, riscos de gasto ou desperdício podem ser evitados com antecedência.

  • Painéis de bordo (dashboard) para construtoras: os dados relevantes para a rápida tomada de decisões podem variar. Por isso, sistemas de Business Intelligence para incorporadoras podem exibir a informação precisa, também, para as construtoras envolvidas no processo. Assim, a interação se torna muito mais fácil e dispensa a busca por dados, oferecendo uma ferramenta personalizada.

  • Visão completa e dinâmica de seu negócio: as dashboards para construtoras garantem não apenas um custo reduzido, mas uma visão centralizada das operações de seu negócio. Assim, o gerenciamento se torna facilitado e integrável a ferramentas de ERP e CRM já implementadas. Diferentes etapas têm controle de processos de compras, vendas e projetos de uma forma interativa e descomplicada.

  • Análise mais crítica de seu negócio: com dashboards projetadas e ajustáveis de acordo com os fatores desejados (período, filtros de meta). Incorporadoras e construtoras se organizam, e isso permite que a análise se torne mais precisa, além de otimizar futuros relatórios de projeções e riscos da incorporadora.

Considerações finais

A demanda por informações confiáveis e dinâmicas é cada vez maior no segmento de incorporadoras, e estratégias de prospecção e vendas dependem de análises críticas e precisas para que alcancem resultados acima do esperado.

De acordo com estudos, a previsão é de que, até 2020, o valor de negócio com acesso a dados internos e externos duplique. Isso, claro, em relação àqueles que não utilizam BI em sua análise de dados.

Garantir o Business Intelligence para incorporadoras é ganhar acesso a informações complexas, porém apresentadas de forma simples. Com dashboards personalizáveis e dinâmicas, é possível economizar tempo e mão de obra. Dessa forma, as etapas de sua incorporadora se tornam rentáveis e estratégicas, o que beneficia, inclusive, todas as partes do processo.

Clientes como futuros proprietários de empreendimentos imobiliários ganham maior confiança e fidelização em relação ao trabalho da incorporadora que investe em BI. Além disso, construtoras parceiras ganham com Business Intelligence para incorporadoras, facilitando a negociação e a comunicação durante o desenvolvimento do projeto.

Descubra como o Hiperdados pode fazer com que seu negócio se torne referência no mercado de incorporadoras. Confira as vantagens e funcionalidades solicitando uma apresentação!

No Comment

Comments are closed.