como comprar terreno para construir empreendimento

Comprar um terreno para construir um empreendimento imobiliário é um passo significativo na jornada de seu negócio. Por isso, conhecer mais sobre os detalhes de aquisição, informações sobre o terreno e demais detalhes faz toda a diferença em seu planejamento e no desempenho de seu negócio.

comprando-terreno-para-incorporacao

Confira, a seguir, alguns fatores que precisam ser considerados antes de comprar um terreno para construir. Acompanhe!

1. Coleta de informações relevantes

Informações precisas são valiosas na aquisição de um novo espaço. Ao comprar um terreno para construir, certifique-se de cada detalhe, e, se possível, utilize sistemas de Inteligência de Mercado (BI) e demais dados que possam verificar o histórico desse loteamento.

Informações como localização e tamanho também são estratégicas na hora de comprar um terreno para construir. Dependendo das informações levantadas por seu empreendimento imobiliário, já é possível, inclusive, antecipar particularidades futuras do projeto.

Aspectos como a topografia, inclinação do terreno e demais características geográficas também são vitais para evitar gastos desnecessários. É importante se certificar de que toda a sua empresa possa acessar e trabalhar livremente com as informações relevantes do terreno.

2. Visita ao comprar um terreno para construir

Sistemas de ERP para incorporadoras contam com funcionalidades para auxiliar sua compra de terreno. No entanto, isso não significa que a conferência de informações seja totalmente dispensável.

Conhecer o potencial lote para o próximo empreendimento imobiliário de sua empresa é uma etapa obrigatória. Além de ser uma fase crucial para o alinhamento de informações, é a oportunidade de conseguir informações vitais sobre a vizinhança. De acordo com seu grau de desenvolvimento e demais fatores relevantes, é possível ter uma previsão mais assertiva sobre a valorização do imóvel e suas vendas.

3. Aprovação do terreno para construir

Construir autoridade perante seus clientes exige uma disciplina em relação a cada detalhe de seu projeto. Mantenha-se sempre com seus terrenos certificados e eduque seu cliente a respeito de como negociar com empresas idôneas. Informações do Cartório de Registro de Imóveis com certificações da AELO, por exemplo, são itens essenciais para a viabilização do projeto.

4. Análise de oferta e demanda do terreno

Muitas vezes, regiões em determinadas áreas mais desenvolvidas podem ter maior prioridade de demanda. Ao comprar um terreno para construir, é recomendado conferir a curva de potencial de venda desse futuro empreendimento, já que sua empresa pode correr riscos ao investir em um lote com alta oferta e pouca procura.

Para satisfazer seus clientes, é importante oferecer oportunidades de imóvel desejadas de acordo com aquele perfil, naquele exato momento. Comprar um terreno para construir envolve pensar em como sua demanda performará no futuro.

5. Gestão de projetos e documentos

O processo de análise de oferta e demanda do terreno é apenas um dos aspectos a serem relevados. Para comprar um terreno para construir, é importante tratá-lo como um plano de negócios. Estudar a viabilidade jurídica, isto é, a documentação do terreno, é um ponto indispensável nesse processo.

Sua empresa, ao comprar um terreno para construir, tem custos a serem considerados. Investir em um novo terreno, além de um estudo técnico e de público-alvo, depende de um apoio especializado. Nesse momento, é importante cobrar todas as informações anteriores de seu possível comprador.

Estabelecer a confiança de seus clientes e parceiros é parte de uma boa gestão de projetos. Quanto mais precisas e ágeis forem as informações, melhor para seu negócio.

6. Planejamento orçamentário

Ter os dados necessários ao comprar um terreno para construir faz toda a diferença. Aspectos financeiros, portanto, precisam ser adaptáveis ao procedimento de compra de terreno. Saber o fluxo de caixa e o faturamento de sua empresa durante o ciclo de compra do terreno permite melhores resultados.

Sua gestão deve estar preparada não somente para comercializar o empreendimento, mas, também, para monitorar seu impacto. O planejamento do orçamento parte desde dados internos até o levantamento de materiais e serviços necessários. O controle e a organização dessas informações deve ser uma prioridade no encaminhamento da compra e construção.

Considerações finais

Viabilizar um terreno no aspecto comercial, técnico, ambiental, financeiro e jurídico é um trabalho indispensável para as incorporadoras. O desenvolvimento imobiliário, portanto, depende que todas as informações estejam devidamente organizadas. Comprar um terreno para construir, em um mercado competitivo e veloz, é resultado de todo o estudo de mercado realizado.

Diversas etapas, projetos, estudos e leis sempre surgem no caminho de uma boa aquisição. Ao comprar um terreno para construir, conte com as ferramentas ideais. Assim, seu empreendimento obtém sucesso e garante um bom desempenho em seu portfólio de oportunidades.

Você gostaria de otimizar as etapas de seu processo na hora de comprar um terreno para construir? Então não perca tempo e conheça a nova solução da Hiperdados denominada COMPROTERRENO.

No Comment

Comments are closed.