inteligencia de mercado imobiliário: saiba o preço do imóvel rapidamente

Como calcular o preço de um imóvel? Esse é um antigo dilema de boa parte dos diretores de empresas de empreendimentos imobiliários ou de corretoras de imóveis. Se o valor for muito baixo, corre-se o risco de ficar no prejuízo. Se for muito alto, esse pode ser um impeditivo para a venda, afastando bons negócios.

Se você é sortudo o suficiente para ter um imóvel dos sonhos, que fará com que os compradores se interessem ao entrar nele, pode pensar em lucros maiores. Entretanto, com o uso da internet, com mais pessoas tendo o hábito de pesquisar detalhadamente, você pode acabar desperdiçando bons negócios por não saber escolher um preço adequado para o seu imóvel.

O preço de um imóvel tem bastante relação com oferta e demanda. Calcular o preço de um imóvel é algo cada vez mais científico. A experiência conta muito, dessa forma, agentes mais experientes são melhores do que outros nessa tarefa. No entanto, isso não é suficiente e, felizmente, existem ferramentas que podem auxiliar no desenvolvimento de um cálculo mais preciso e assertivo.

Pensando nisso, neste post, você vai conhecer uma dessas ferramentas. Acompanhe, a seguir!

preco-imovel-avalua

A arte de definir o preço de um imóvel

Há muito tempo, os economistas imobiliários utilizam índices de preços como maneira de avaliar se os valores de casas estão inflados ou subvalorizados. Outra forma, é relacionar os preços das casas com as faixas de renda dos moradores de determinada região, possibilitando uma visão detalhada das possibilidades de negócio.

No entanto, essas nem sempre são as maneiras mais fáceis, rápidas e precisas para acompanhar a valorização de um imóvel, pois comparar as rendas com preços de casas pode variar consideravelmente entre diferentes áreas de uma cidade, até mesmo em um mesmo bairro.

Um dos primeiros passos é sempre se abastecer com informação do local, para calcular o valor do metro quadrado daquela região. Comece fazendo uma lista de vendas da localidade, dos últimos 3 meses, comparando os preços de negócios de imóveis até 800 metros de distância.

Considere as divisas dos bairros e as principais barreiras físicas, como ruas, estradas ou linhas de ferro. Veja a distância do imóvel em relação aos próximos centros comerciais, quais são as vias de acesso, demanda de transporte público, existência de shopping, entre outros. Essas vantagens podem tornar seu imóvel mais facilmente vendável.

Fique atento também à idade da construção, listando apenas aqueles imóveis com idades semelhantes. Um bairro pode ter imóveis construídos na década de 1950 ao lado de outro da década de 1990. Os valores entre os dois deverão ser diferentes. Ou seja, compare “maçãs com maçãs”.

Verifique, ainda, os preços de venda inicial e final para determinar as reduções de valor durante a negociação. É comum nesse mercado o corretor querer vender um imóvel com valor um pouco acima do real valor, para ele ter uma margem de negociação. Parece simples, mas uma pesquisa na internet ou mesmo bater um papo informal com corretores, porteiros, proprietários, imobiliárias pode esclarecer muito sobre as vendas da região.

A importância da análise das características do imóvel

Cada imóvel possui características únicas. Por isso, ter o máximo de informação possível sobre o imóvel ajuda a criar parâmetros de comparação para ter um senso de valor mais correto para o preço de um imóvel.

A metragem também é um item muito importante na hora de definir o preço do imóvel, mas não deve ser o único a compor a base de cálculo.

A conservação do imóvel também pode ajudar a valorizar a propriedade. A frase “a primeira impressão é a que fica” vale para o mercado imobiliário. Um propriedade reformada e em bom estado passa mais segurança para o comprador. É fundamental ter atenção especial à pintura, se existem infiltrações ou mofo, problemas nos encanamentos, segurança da fiação elétrica e se as portas e janelas funcionam corretamente.

O número de dormitórios, a vaga na garagem e as opções do condomínio, como piscina, salão de festa e de jogos, também contribuem bastante para identificar o preço de um imóvel.

A ferramenta de Inteligência de Mercado Imobiliário ajuda a determinar o preço de um imóvel

Com o desenvolvimento da tecnologia, principalmente da internet, a coleta e a interpretação de dados têm sido uma oportunidade para favorecer novos e rentáveis negócios. A inteligência de mercado é um conceito fundamental para o mercado imobiliário, proporcionando maior sucesso das vendas.

Se a informação é imprescindível para os negócios, é preciso que existam ferramentas com fontes de dados confiáveis, permitindo gerar um panorama aprofundado, ágil e assertivo a respeito do mercado.

Pensando nisso, a Hiperdados lançou o Comproterreno : é Inteligência de Mercado Imobiliário Hiperdados, foi possível criar um sistema ao qual você consegue com 3 simples passos e em alguns segundos descobrir com muita precisão o preço de um imóvel. E essa ferramenta abrange o território nacional.

O Comproterreno, uma ferramenta estruturada de análise do mercado imobiliário, tem como principal objetivo lhe auxiliar a definir um valor mais correto para o seu imóvel. Utilizando modelagem georreferenciada, é possível fazer um estudo escolhendo regiões de uma determinada cidade, podendo obter informações sobre o valor médio de venda, a metragem média, o valor de venda por m² médio, além de gráficos de preço por m² por dormitório e o preço do m² por tipo (apartamento, casa, comercial).

Os dados são imprescindíveis para que um negócio esteja alinhado com as novas demandas do mercado. Dessa forma, o Comproterreno é uma importante ferramenta para quem deseja ter um bom planejamento de suas vendas, sabendo calcular o preço do seu imóvel.

E você já conhecia o Comproterreno? Você gostaria de saber mais sobre a ferramenta? então clique aqui .

No Comment

Comments are closed.