Novas tendências de gestão para o mercado imobiliário - Software para Incorporadora e Construtora

O acesso aos dados e às informações é cada vez mais imediato e dinâmico, e novas tendências de gestão para o mercado imobiliário surgem dessa evolução. Por isso, implementá-las de forma orgânica e estratégica é vital para um empreendimento imobiliário de sucesso.

Conhecer características e novas direções do mercado imobiliário é parte da rotina. No entanto, há um grande foco em questões pontuais e micro, ignorando o quadro maior. Pensando em tudo isso, confira, a seguir, algumas das novas tendências que sua gestão para o mercado imobiliário pode aproveitar da melhor forma possível.

tendencias-mercado-imobiliario

Gestão para o mercado imobiliário: novos investimentos para 2018

Um pensamento lógico, porém equivocado, seria prever que a gestão para o mercado imobiliário será conservadora. Afinal, há fatores como a diminuição de renda da classe C e o aumento dos juros, que podem gerar esse comportamento mais conservador em termos de investimentos. Entretanto, mesmo com desafios e uma parcela de clientes com receio de fazer aquisições imobiliárias, a tendência é a recuperação do mercado.

O setor imobiliário tende a se renovar. Medidas em relação à manutenção de lançamentos de construtoras, por exemplo, começam a ser tomadas, e a gestão para o mercado imobiliário passa a identificar as características e oportunidades de novos negócios.

Poder de compra maior e novos perfis de cliente

O investimento ancorado por uma boa gestão não se limita a explorar os mesmos perfis de cliente com as mesmas estratégias. Com uma previsão de queda da inflação, em até 4,3%, novos clientes e bases já prospectadas tendem a retornar. Entretanto, é importante entender que o poder de compra não é o único indicador em uma análise total.

Perfis de comportamento, embora afetados por crises e avanços econômicos, já transitam para novos modelos de negócio. Cabe à gestão para o mercado imobiliário ter em seu portfólio produtos e imóveis que atendam a necessidades diferenciadas. Empreendimentos comerciais, por exemplo, começam a alugar antigos espaços residenciais, aproveitando os preços mais acessíveis.

Maior agilidade com vendas consultivas

O comportamento do cliente em relação ao mercado imobiliário é ditado por seus principais canais. O uso de smartphones, por exemplo, abre oportunidades de novas formas de abordagem integrada.

Uma gestão para o mercado imobiliário, para obter sucesso em seu empreendimento, deve posicionar e destacar suas vendas consultivas de forma orgânica e natura, como o uso de QR Codes (códigos de barras escaneado por câmeras em smartphones) em placas de aluguel ou venda – dessa forma, fotos do imóvel e contatos da imobiliária aparecem instantaneamente.

O contato, dessa forma, indica uma tendência de gestão para o mercado imobiliário mais ágil. Aliado a plataformas digitais de venda, como sites e lojas virtuais, é possível, inclusive, personalizar o contato entre o corretor imobiliário e seu cliente.

Adesão multicanal em toda a gestão imobiliária

O momento de abordagem do cliente será cada vez mais personalizado, com base nas etapas na jornada de compra, e os canais utilizados pela imobiliária ou incorporadora devem fazer parte dessa conversa. E-mails, mensagens de WhatsApp, ligações: todos os meios devem estabelecer uma consistência na comunicação – claro, de modo autorizado e desejado pelo cliente.

A automatização e o uso de inteligências artificiais têm intersecção com essa tendência. No entanto, as melhores interações sabem reunir de forma consistente a necessidade de contato rápido e de uma figura humana por trás. Assim, praticidade e credibilidade caminham juntas para que a conversão em venda ocorra.

Maior adesão a Assinaturas Digitais

Um ponto crítico em toda gestão para o mercado imobiliário está no aspecto contratual, e tecnologias de criptografia e segurança de dados podem facilitar esse ponto burocrático processual. A utilização de Assinaturas Digitais autênticas em um contrato de venda de um imóvel tem tudo para unir a segurança de um certificado digital com a praticidade desejada por seu cliente.

Com a popularização de Assinaturas Digitais, barreiras que podem tornar a experiência de compra desagradável pelo cliente são eliminadas. O processo contratual da compra, com dados, cópias e taxas, é um mundo assustador para determinados clientes, e uma gestão que saiba atrair e qualificar esse público terá um trunfo no futuro.

Serviços sob medida com ERP e Sistema para Construtora

O Planejamento de Recursos da Empresa já é uma realidade. O armazenamento de dados em ERP  aponta novas tendências em uma gestão para o mercado imobiliário.

A implementação de um sistema ERP para construtoras e incorporadoras não beneficiará somente a organização dos dados e a otimização de processos. À medida em que o mercado imobiliário expande e se diversifica, crescem, também, os focos de serviço.

A gestão para o mercado imobiliário, com o auxílio do ERP, pode personalizar a jornada do cliente. Desde o momento inicial de prospecção até ações de pós-venda, seu público terá aquilo que necessita, e não ficará preso em nenhum gargalo de sua jornada. Tudo graças a uma veloz análise de dados complexos e de uma tecnologia que promove a Inteligência de Mercado do empreendimento.

Sua construtora ou incorporadora enxerga novas tendências no horizonte? Como seu empreendimento as traduz em Inteligência de Mercado? Teste gratuitamente o sistema de ERP da Hiperdados e confira algumas dessas tendências de perto!

No Comment

Comments are closed.