como funciona um CRM de vendas no ramo imobiliario - incorporadora

Investir em um sistema que auxilie sua gestão no ramo imobiliário pode ser uma boa forma de obter resultados. No entanto, antes, é preciso saber como se dá seu funcionamento. Um software de CRM de vendas, como ferramenta de gestão, deve ser explorado da melhor forma possível para que ele traga o retorno esperado.

Confira, neste post, mais detalhes sobre os benefícios e como funciona um CRM de vendas do ramo imobiliário. Acompanhe!

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O que difere o CRM de vendas imobiliário?

Em termos gerais, um CRM (Consumer Relationship Management, ou Gestão de Atendimento ao Consumidor) de vendas faz com que tarefas e processos possam ser organizados e potencializados de forma estratégica e mais automatizada.

A partir da organização realizada pelo CRM de vendas, são gerados relatórios, que, por sua vez, têm um importante papel estratégico para gestores e profissionais da área de vendas. Tomadas de decisão e ajustes na estratégia podem partir desses relatórios gerenciais.

Um CRM de vendas voltado para o ramo imobiliário não difere muito do formato de organização comum de softwares desse tipo. A principal diferença está, justamente, nos processos e nas tarefas que serão disponibilizadas para o gestor.

Um bom CRM de vendas imobiliário se ajusta aos dados essencialmente relevantes para o vendedor do segmento imobiliário. Por meio do sistema de CRM imobiliário, são guardadas as informações dos clientes (nome, endereço, e-mail e demais dados de contato).

Além de dados pessoais, o profissional de vendas também tem pelo CRM todo o histórico da jornada de compra do cliente. Assim, tudo é mantido sob controle: visitas, ligações realizadas, troca de e-mails, agendamentos, todos os pontos de contato. Essa informação é integrada ao portfólio de imóveis, o que proporciona um diagnóstico completo sobre as etapas de venda.

O gerenciamento das oportunidades de vendas de um empreendimento imobiliário é ampliado com um sistema de CRM bem estruturado. Leads e clientes, assim, podem ser organizados e operacionalizados de forma centralizada, em uma plataforma única, o que favorece o seu bom gerenciamento e que sua empresa não perca nenhum contato ou oportunidade de venda por falta de organização das informações dos clientes e de seu estágio em seu funil de vendas.

Tornando o CRM de vendas imobiliário uma força para sua equipe

A rotina de vendas da empresa é otimizada com o uso de uma ferramenta eficiente de CRM de vendas. No entanto, para que isso ocorra, é necessário um processo de implantação inteligente e bem estruturado.

Por mais recursos e informações coletadas que se tenha, a ação humana especializada é vital para a efetividade desse tipo de ferramenta. Embora muitos processos possam ser automatizados, há um compromisso e disciplina ao adotar um novo software de CRM. Seus benefícios devem ser conhecidos pelo seu time de vendas, que precisa estar preparado e motivado para adotá-lo em sua rotina.

O empreendimento imobiliário necessita ter consistência sobre as atividades realizadas na plataforma. A inteligência de mercado, afinal, só é gerada quando se alimenta o sistema do CRM de vendas com dados complexos e atualizados. Assim, as oportunidades podem começar a ser exploradas, ampliando seus resultados. Aqui, a eficiência máxima depende de um investimento de tempo.

O foco de uma equipe de vendas, quando colocado unicamente na função de vender, se torna uma grande força comercial para sua organização. O papel de um CRM de vendas, nesse caso, é assumir a parte operacional e mais burocrática do gerenciamento, criando subsídios para que sua equipe tenha o máximo de produtividade e eficiência possível – conforme dados de um estudo, 53% das empresas de alto desempenho já estão investindo em CRM, justamente para melhorar a produtividade de suas equipes.

A organização de clientes em potencial de um novo projeto imobiliário, por exemplo, pode ser realizada por meio de um CRM imobiliário. Além disso, as transações comerciais são auxiliadas pelas informações fornecidas do imóvel e etapas de venda. Com isso, é possível gerar um relatório que mostra quais são os imóveis mais rentáveis do portfólio e os pontos fortes do processo de vendas, ajudando a criar inteligência de mercado para sua empresa.

Benefícios do CRM de vendas para as ações do ramo imobiliário

Utilizar a tecnologia de CRM de vendas a favor da empresa vai além da potencialização e organização de processos. Um sistema bem implementado fornece dados não apenas para vendas. Ações de etapas anteriores, como marketing, capacitação de vendas e demais atividades da área também podem ser melhores trabalhadas.

À medida em que a equipe comercial utiliza o CRM de vendas em seus processos, se ganha mais segurança nas abordagens e nos fechamentos de venda. Assim, é possível identificar o perfil dos clientes de uma forma mais precisa, prospectando novos consumidores de forma eficiente e mais assertiva. Por consequência, estratégias de marketing podem ter uma direção mais certeira, maximizando ainda mais seus resultados.

O benefício do CRM não depende de tamanho do negócio. Qualquer empresa do ramo imobiliário pode implementar um sistema com funcionalidades que sejam adequadas às suas características e necessidades. Um estudo apontou que o sistema de CRM apresenta o potencial de aumentar mais de 300% a conversão de leads e de reduzir os custos de vendas e marketing em 23%. Além disso, outra pesquisa registrou um aumento de quase 70% na satisfação dos clientes, diretamente relacionado ao uso do CRM pelas equipes de vendas.

Tiramos suas dúvidas sobre os benefícios e o funcionamento de um CRM de vendas do ramo imobiliário? Você gostaria de saber mais sobre uma solução dessas para a sua empresa? Solicite a demonstração do software Hiperdados e amplie suas vendas!

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