Vantagens que um ERP para loteamento deve ter

Incorporadoras, corretoras de imóveis e demais empreendedores imobiliários lidam com a venda de produtos de ciclo de vendas complexo. O mercado de loteamentos é uma parte importante desse processo, afinal, a divisão da área em cada lote impactará diretamente em seus valores e demais aspectos.

Por isso, descubra, a seguir, seis vantagens que um ERP para loteamento pode oferecer! Confira!

43367192 - businessman hand touching erp (or enterprise resource planning) sign on virtual screen

O que é um ERP para loteamento?

Primeiramente, é preciso conceituar o que é um ERP para loteamento. Sistemas de ERP, também chamados de Sistemas de Gestão Empresarial, são desenvolvidos para planejar as operações e os recursos da empresa.

O loteamento é o processo que envolve a subdivisão de uma área em lotes, que, por sua vez, podem ser dedicados a novos empreendimentos imobiliários. Em outros casos, podem, também, ocorrer alterações, reformas e ampliações em imóveis já existentes.

Considerando esse contexto, quando se foca em um sistema de operações empresariais em um processo de loteamento, o que se obtém? A resposta é simples: uma solução com funcionalidades e processos alimentados pelo loteamento.

Pense, em uma rotina administrativa, quais são as informações e funcionalidades que seriam beneficiados a partir do loteamento. A aplicação dessas funcionalidades são, em resumo, as vantagens que um sistema de ERP para loteamento oferece.

Esses sistemas, normalmente, são customizáveis para se adequar à realidade e às necessidades da empresa, tornado-se, assim, grandes aliados da gestão.

Benefícios do ERP para loteamento

1. Gerenciamento da carteira de clientes

As oportunidades de negócio existentes partem de um bom aproveitamento de recursos. Um bom sistema de ERP para loteamento, portanto, deve aproveitar recursos considerados inativos na empresa, e a carteira de clientes é um exemplo disso.

Os processos de administração de loteamento não se aplicam somente aos clientes prospectados ativos. Saber movimentar a lista de clientes inativos é essencial para aumentar a lucratividade de seus processos de venda.

Com informações precisas sobre a movimentação dos consumidores, é possível realizar um gerenciamento ativo da carteira de clientes, e, nesse sentido, um sistema de ERP para loteamento ajuda a antecipar o ciclo dos clientes de sua empresa.

Com um bom gerenciamento da carteira, corretores e gestores podem estar alinhados com oportunidades de fechamento de negócios. Além disso, é possível associar os clientes aos dados de loteamento.

2. Perspectiva e monitoramento para tomada de decisão

Dentre as maiores vantagens da implementação de um sistema de ERP, tem-se o monitoramento constante dos processos. Com ele, é possível gerar uma inteligência de mercado interna. Como o aprendizado gerado é constante, o ERP permite uma tomada de decisão mais ágil e uma perspectiva mais ampla.

Com um monitoramento de dados de clientes e loteamento, ações de otimização dos processos tornam-se mais bem definidas, como as campanhas de incentivo e rotatividade da carteira.

3. Controle facilitado de inadimplências

Os compradores decidem adquirir um imóvel a partir das suas necessidades e características que se encaixem à sua realidade financeira. Com isso, lotes acabam sendo adquiridos através do financiamento direto, sem o intermédio de instituições bancárias ou financeiras.

Um software ERP para loteamento pode, dentre suas funcionalidades, emitir boletos e guardar o registro do histórico de vendas realizadas. Em posse dessas funcionalidades, é possível consultar rapidamente relacionamentos e contatos feitos entre o cliente e a empresa. Dessa forma, inadimplências podem ser controladas de maneira muito mais eficaz, ajudando a não comprometer o financeiro da empresa.

4. Otimização de desempenho de vendas

Além de gerenciar o loteamento, o sistema de ERP avalia dados internos da equipe. Saber como cada um de seus profissionais desempenha suas atividades permite uma visão ampla do negócio. Isso sem contar que o ERP para loteamento unifica o cadastro de todas as informações de vendas.

Ao associar ambas as informações, é possível ter o histórico de cada um dos colaboradores. Com base nesses dados, é possível realizar campanhas de incentivo entre os vendedores com um melhor direcionamento, ajustando metas individualmente e alcançado melhores resultados de sua equipe.

5. Controle de orçamentos direto em seu ERP para loteamento

O empreendimento imobiliário ganha muito mais versatilidade em relação ao controle de investimentos e gastos. O sistema de ERP permite categorizar orçamentos de acordo com o departamento e as empresas.

O controle completo se dá pela integração dessas informações com todas as outras aplicações do sistema de ERP para loteamento. Dessa forma, os orçamentos de loteamentos podem antecipar informações, tornando o processo de compra e negociação de novos loteamentos mais assertivo.

6. Inteligência de mercado

O ERP para loteamento oferece uma base de dados bastante abrangente sobre o mercado de construção civil e de negócios imobiliários. Dessa forma, é possível utilizar essas informações para cruzar informações, gerar métricas atuais e ser mais assertivo no seu loteamento.

Você gostaria de conhecer mais vantagens de um sistema feito especialmente para o setor? Se você se interessou pelo sistema ERP para loteamento e seus benefícios, solicite uma demonstração e amplie seus negócios! Até a próxima!

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados