Como funciona o BI para construção civil usando o Hiperdados

Na busca por um controle cada vez mais assertivo e ágil nos negócios, diversos softwares e plataformas de gestão passaram a oferecer painéis de bordos, também conhecidos como dashboards.

Essa ferramenta contribui amplamente para o monitoramento e resultados de empresas de construção civil e incorporadoras, especialmente por sua constantemente atualização e, por isso, fornecimento de dados precisos e reais.

Mas você sabe exatamente o que é e como funciona um painel de bordo e um ERP para construção? Entenda mais a seguir.

O que é painel de bordo para construção?

De uma forma mais simplificada, o painel de bordo para construção é uma ferramenta de visualização de métricas e indicadores de uma empresa ou projeto.

Com o cruzamento de informações, o painel de bordo consegue fornecer, na maioria das vezes, gráficos, tabelas e outras informações visuais em tempo real. Dessa forma, torna a compreensão de metas e resultados mais clara e auxilia na tomada de decisão.

Porém, uma dificuldade comum na utilização do painel de bordo é organizar as informações para que métricas relevantes sejam mostradas. Em outras palavras, é necessário criar as perguntas certas para que boas respostas venham em um formato visual e dinâmico no dashboard, fornecendo as informações necessárias para cumprir seu objetivo.

Como funciona?

O primeiro passo para conseguir gerar o seu painel de bordo para construção civil é ter o software ou plataforma específica para isso.

Depois, é necessário definir qual o objetivo do seu painel para, enfim, pensar em quais métricas de KPIs (Key Performance Indicators) são necessárias para um acompanhamento mais frequente.

Por exemplo, vamos supor que você deseja acompanhar qual a valorização de determinados imóveis em um período de tempo de uma região específica. Nesse caso, será necessário ter os dados dos imóveis dessa região e quais os preços de compra e venda em um dado período. Cruzando essas informações no seu painel de bordo, você terá gráficos ou tabelas que lhe mostram a valorização dessas construções.

É interessante notar que esse processo pode ser, basicamente, realizado por uma planilha do excel, por exemplo. O grande diferencial na utilização de softwares de gestão é que, por integrar diversas áreas de uma mesma empresa, ela consegue fornecer as métricas de forma dinâmica e rápida ao cruzar informações de construção, de venda, de compras, etc.

Quais os tipos de painel de bordo?

Existem três tipos básicos de painel de bordo, cada um responsável por um nível de informação diferente.

O primeiro deles é o operacional, responsável por acompanhar atividades específicas de determinada área e seus fluxos, revelando resultados pontuais.

O segundo é o painel de bordo tático, que já consegue revelar informações essenciais para acompanhamento de metas e objetivos ao cruzar dados de mais de uma área e reconhecer resultados pouco óbvios.

Por fim, o painel de bordo no nível estratégico monitora os KPIs essenciais para alcançar os resultados da empresa de uma forma geral e consegue obter scores mais completos dos resultados da gestão.

Por que o painel de bordo é indispensável para as construtoras e incorporadoras?

 

Permite uma visão do todo

Para realizar a gestão dos projetos de construção civil e incorporação, é necessário ter uma visão holística de como andam as etapas de diferentes áreas dentro do projeto.

O painel de bordo para construção é totalmente customizável e permite que os resultados sejam visualizados de forma integrada, podendo ser usado para mostrar à equipe e investidores os resultados reais e atuais sobre os projetos e a empresa.

Garante agilidade e correção de falhas

Outra vantagem de utilizar um painel de bordo para construção totalmente customizável e em tempo real é poder alterar as métricas e perceber falhas nos processos administrativos e operacionais.

Ao corrigir os pequenos desvios de um projeto que, muitas vezes, poderia passar despercebido, é possível potencializar os resultados, ter mais foco no objetivo e ainda reduzir custos nas operações.

Tomada de decisão assertiva

Com todas essas vantagens, se torna muito mais fácil a tomada de decisão.

O gestor do projeto consegue, com um painel de bordo para construção, obter dados de maneira fácil, conhecendo melhor suas demandas, seus custos e sua equipe – inclusive, utilizando essas informações para identificar tendências e oportunidades no negócio.

As opções de painel de bordo para construção já são completamente acessíveis para empresas de pequeno e médio porte, graças a softwares dinâmicos de gestão que permitem uma customização para cada tipo de negócio. Um exemplo disso é ERP para construção Hiperdados.

O software garante a integração de sistemas de vendas, finanças, carteiras de recebíveis, CRM, processos e operações, entre outros, o que permite a capacidade de gerar painéis de bordo completos e assertivos.

Sem dúvida nenhuma, investir em dashboards ou painel de bordo para construção e incorporação proporciona maior rentabilidade e organização do seu negócio.

Se quiser conhecer sobre as soluções para os negócios imobiliários e de construção civil, leia mais em nossa página. Tem alguma dúvida sobre ERP para construção? Utilize o espaço abaixo para falar conosco e até a próxima. 

No Comment

Comments are closed.