vantagens do bi para a construção civil utilizando o hiperdados

BI ou Business Inteligence é um termo muito ouvido no mundo dos negócios. Em português, significa inteligência de negócio e é uma forma de tornar a sua empresa mais bem posicionada no mercado.

Essa estratégia é uma forma de fazer sua empresa crescer, já que torna o processo de gestão muito mais simples e eficaz. Quer entender quais as vantagens competitivas que o BI traz para a construção civil? Acompanhe nosso artigo de hoje.

 

#1 Gestão estratégica

A gestão de uma construtora busca criar processos estruturados com o objetivo de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças e acompanhar e gerenciar os passos de implementação, com o foco nas ações estratégicas de todas as áreas da empresa.

Para que a gestão estratégica seja colocada em prática, o Business Intelligence é um elemento muito importante. São os dados do seu negócio que permitem que os impactos de um processo de mudança sejam compreendidom da forma assertiva e avaliados com precisão.

Também é por meio do BI que é possível verificar se existe a necessidade de melhoria de um processo ou mudança no planejamento estratégico. Por isso, uma das vantagens competitivas que o BI traz para a construção civil é a gestão estratégica mais eficaz.

#2 Otimização de recursos

Você gostaria que a sua construtora produzisse mais com os mesmos investimentos? Isso é possível com um bom controle de estoque de materiais combinado com um ótimo planejamento. Ao fazer isso, as compras e investimentos do seu negócio se tornam mais rentáveis, e otimizar os recursos é uma ótima maneira de cortar custos e aumentar o lucro – que é o objetivo de toda empresa, ainda mais em épocas de crise.

O BI ajuda nessa tarefa porque oferece um registro cuidadoso de tudo que é comprado e compara com aquilo que é planejado e gasto. Assim, é possível visualizar com clareza o que está sendo investido de forma desnecessária, e pode ser revisto.

#3 Controlar despesas e receitas

Saber exatamente o que é gasto, o que deverá ser pago e quanto será recebido é o segredo de um negócio de sucesso. E é exatamente nessa questão que o BI atua: realizar o controle por meio de uma gestão inteligente, permitindo que seja analisado ao longo prazo o fluxo de caixa da sua empresa.

Essa é uma forma verificar quais gastos precisam ser reduzidos ou cortados, e também ajuda a identificar quais áreas do negócio precisam trazer maior receita, ficando mais lucrativas para se manter. Isso tudo ajuda a realizar uma análise que permite modificar a gestão financeira do seu negócio, com o objetivo de aumentar os resultados da sua empresa.

#4 Eficiência na análise de dados

Outra das vantagens competitivas que o BI traz para a construção civil é a eficiência  na análise de dados. Registrar e analisar as informações do seu negócio com o objetivo de identificar falhas e realizar melhorias é a principal função do Business Intelligence.

A grande diferença é que, com BI, a sua construtora não depende de um monte de planilhas, que podem, facilmente, confundir a análise – as informações ficam centralizadas em um sistema online.

Por isso, para realizar uma boa análise de dados, não é necessário consultar vários arquivos ou realizar um trabalho complexo. O diferencial do BI é manter os dados com uma forma simples de acesso e, também, de interpretação, por isso, adota os recursos visuais, como gráficos e tabelas.

#5 Facilidade na tomada de decisão

A simplicidade e rapidez para acessar os dados é uma das vantagens competitivas que o BI traz para a construção civil. Conseguir encontrar qualquer informação instantaneamente facilita – e muito – a tomada de decisão e torna a gestão de uma incorporadora muito mais eficaz.

Com ele, qualquer informação necessária para implantar uma mudança ou decidir algum assunto na empresa está sempre à mão. Por isso, com uma estratégia de BI, nenhuma regra ou definição de processo fica para depois ou leva tempo para ser elaborada – o gestor consegue se posicionar sobre qualquer assunto de forma muito fácil, evitando prejuízos e maximizando os lucros o mais rápido possível.

#6 Controle preciso do estoque

Controlar os imóveis disponíveis para venda, os que estão sendo lançados e os que estão parados há algum tempo é um desafio para as incorporadoras. Com uma equipe comercial grande, essa tarefa fica ainda mais difícil, já que são várias pessoas negociando os diferentes imóveis do estoque.

Para um negócio se tornar mais inteligente e eficiente, controlar o estoque é uma tarefa indispensável, já que, assim, é possível elaborar ações de marketing e incentivo à venda e precificar de forma certa os imóveis que serão lançados – tudo isso para evitar problemas nas vendas.

Gostou das vantagens competitivas que o BI traz para a construção civil? Entenda como um software para incorporação imobiliária pode ajudar a sua construtora a trabalhar com inteligência e ser mais eficiente! Conheça o Hiperdados, o mais completo sistema para construção civil.

No Comment

Comments are closed.