sistema para construção civil hiperdados melhor sistema do mercado

A gestão de uma construtora é crucial para seu sucesso, afinal, a forma com que os processos são conduzidos e o planejamento é executado faz toda a diferença no resultado final de uma empresa do ramo da construção civil, e principalmente, na lucratividade do negócio.

Mas como promover uma gestão moderna e que maximiza os resultados? Confira no artigo de hoje.

 

Fazendo a gestão de uma construtora

A gestão de negócios não é uma tarefa simples, mas pode trazer muitos benefícios para a empresa, como o aumento dos lucros, controle de informações e crescimento sustentável. Pensando nisso, preparamos um passo a passo sobre como de fazer a gestão de uma construtora.

#1 Organizar o setor comercial

Para sua empresa conseguir analisar resultados e realizar melhorias, é fundamental organizar o setor comercial. É a partir dessa área que é possível entender as demandas e necessidades dos clientes e as principais reclamações, além de descobrir quais imóveis fazem mais sucesso. Isso significa que, por meio do setor comercial, é possível ter acesso à opinião dos seus clientes e identificar estratégias que deram certo para que sejam replicadas.

Esse setor também é responsável pelas vendas em si, e precisa realizar um trabalho organizado para ganhar eficiência e trazer bons resultados para a empresa. Afinal, vender imóveis é a principal razão de existir de uma empresa de construção civil, certo? Por isso, a organização do comercial é o primeiro passo para fazer a gestão de uma construtora de forma eficaz.

#2 Negociação em compras

O tempo todo nos questionamos se o nosso negócio está vendendo bem e o que pode ser melhorado, mas você já se perguntou se a sua empresa compra bem? Realizar boas compras e, principalmente, ter estratégias de negociação, é fundamental para reduzir custos e aumentar a rentabilidade de uma construtora.

Muitas vezes, otimizar o setor de compras é uma forma de tornar sua empresa mais lucrativa, facilitando a gestão, sem investir um recurso a mais. Com a negociação em compras, é possível conseguir melhores preços,  prazos e alinhamento estratégico com a visão da sua construtora. Todos esses benefícios podem ser repassados aos clientes, tornando-se uma vantagem competitiva para o seu negócio.

#3 Engenharia e planejamento da construção

Planejar cada item da construção também é uma forma de otimizar os recursos e tornar mais inteligente a gestão de uma construtora. Isso porque, por meio da execução de um bom projeto, a sua empresa não desperdiça materiais ou mão-de-obra e sabe exatamente o que precisa e irá gastar durante cada fase do projeto.

Isso significa que, com uma boa engenharia e planejamento da construção civil, é muito mais simples realizar a gestão de uma construtora, pois torna a sua empresa mais previsível e eficiente, possibilitando uma visualização real dos resultados ao longo prazo.

#4 Gestão da qualidade

Trabalhar com um setor de gestão da qualidade também é uma questão importante na gestão de uma construtora. Isso porque essa equipe é responsável por garantir que todas as obras se enquadrem em um padrão, atendendo expectativas da empresa, e principalmente, dos clientes.

Aqui está incluído tudo aquilo que é de grande importância para quem está investindo, como o padrão de acabamentos, a funcionalidade das plantas, a praticidade das áreas de lazer, garagem, etc. A gestão da qualidade deve avaliar, registrar e reparar todos os elementos que podem agregar valor a um imóvel.

#5 Controle de estoque

Saber exatamente quais imóveis estão em estoque e há quanto tempo estão parados é uma maneira de entender, exatamente, quais unidades tiveram bom desempenho, como o mercado tem recebido suas ofertas e quais construções foram rentáveis. Dessa forma, é possível tomar decisões precisas para os próximos investimentos, realizando boas escolhas de acordo com o seu estoque.

Esse é um passo importante para a gestão de uma construtora, pois permite avaliar acertos e erros, planejando mudanças e novas estratégias em tempo real.

#6 Inteligência de mercado

O último passo, mas que não deixa de ser importante para a gestão de uma construtora, é realizar um bom trabalho de inteligência de mercado. Estude sua concorrência, as áreas mais procuradas pelos clientes, os tipos de imóveis mais buscados e entenda onde e em que tipo de construção a sua empresa deve investir.

Isso ajuda os gestores a realizarem um processo de tomada de decisão de forma mais rápido, tornando a empresa mais dinâmica. Com inteligência de mercado, é possível prever problemas e situações e tornar a sua empresa preparada para enfrentar cada momento.

Otimizando a gestão de uma construtora

Reproduzir esse passo a passo, certamente, é uma boa forma de fazer a gestão de uma empresa de construção civil. Porém, são muitos os processos, e pode ser difícil colocar tudo isso em prática simultaneamente. Para ajudar sua construtora nessa, tarefa foram criados os softwares para construção civil.

O Hiperdados é um exemplo de sistema desenvolvido para otimizar a gestão estratégica do seu negócio. Ele conta com um ERP que integra todas as áreas da sua construtora, desde vendas até a área de construção civil, registrando os processos e informações referentes à sua empresa.

Com módulos específicos de Business Intelligence e Inteligência de Mercado, o sofrware ajuda a tornar o seu negócio mais eficiente e inteligente, por meio da análise de informações internas e externas. Quer entender, na prática, qual é a melhor forma de fazer a gestão de uma construtora? Conheça o Hiperdados e entenda como otimizar o seu processo gerencial!

No Comment

Comments are closed.