o que é o IPH e qual a sua importancia para o mercado imobiliário

iphPode parecer complexo, à primeira vista, mas para entender como ele funciona, é preciso se ater ao seu conceito. O Índice Properati-Hiperdados (IPH) foi criado por duas empresas parceiras, a Properati ,uma plataforma online de locação e venda de imóveis em todo o Brasil, e o Hiperdados, o software imobiliário mais completo do Brasil, para acompanhar a variação de preços de imóveis no país.

Ou seja, o Índice Properati-Hiperdados é um indicador econômico importante, pois mede a valorização de ativos reais – os imóveis.

 

 

 

Indicador econômico

O conceito de indicador diz respeito a um índice que permite representar uma realidade econômica de maneira quantitativa e direta. Ou seja, se trata de uma estatística que supõe a medição de uma variável durante um período – já a interpretação do indicador permite conhecer a situação da economia e realizar projeções para o mercado.

Como funciona o Índice Properati-Hiperdados

O Índice IPH é um indicador que utiliza como variável o preço dos imóveis para gerar dados trimestrais. Ele usa informações de todo o Brasil, e, ao todo, são analisados:

  • 26 estados e Distrito Federal;

  • Mais de 300 cidades;

  • Em média, 4 mil bairros;

  • Mais de 1 milhão de anúncios.

A fonte dos dados é o portal Properati, que reúne imóveis de todo o Brasil e tem acesso ao preço real anunciado, e em seguida, comercializado. As informações são analisadas por meio da tecnologia de inteligência de mercado do software Hiperdados.

O índice traz informações do mercado imobiliário brasileiro, incluindo vários tipos de imóveis: residenciais verticais, residenciais horizontais e imóveis comerciais. Nos dados analisados pelo índice, também constam imóveis novos e seminovos, o que permite uma visão muito mais real do mercado. Para isso, o IPH é composto das seguintes agregações:

  • IPH-RES/G – Índice de Preços Properati-Hiperdados Residencial Geral (composto pelo IPH-RES/A e IPH-RES/C);

  • IPH-RES/A – Índice de Preços Properati-Hiperdados Residencial Apartamentos;

  • IPH-RES/C – Índice de Preços Properati-Hiperdados Residencial Casas;

  • IPH-COM – Índice de Preços Properati-Hiperdados Imóveis Comerciais.

Importância do IPH

Já vimos que o Índice Poperati-Hiperdados tem uma grande importância para o mercado, e isso acontece porque ele foi criado exclusivamente para ajudar incorporadores imobiliários a aperfeiçoarem suas análises de compra de terreno e venda de estoques.

o IPH é uma base de dados que não tem nenhum viés, não é composto apenas de anúncios, e sim de uma amostra das transações reais de inúmeras imobiliárias em território nacional. São mais de 1 milhão de anúncios registrados diariamente, que fornecem informações para avaliar a real situação do mercado de imóveis brasileiro.

Com o IPH, é simples observar a rentabilidade de imóveis em diversas regiões do país, sendo possível tomar as decisões mais inteligentes para o seu negócio. Algumas tarefas que são facilitadas pelo índice são:

  • A precificação de imóveis em estoque;

  • Rentabilidade do empreendimento;

  • Bons terrenos para investir e construir;

  • Empreendimentos que precisam mudar de formato ou devem ser cancelados;

  • Melhores regiões do país para atuar.

Além disso, por meio da análise do Índice Properati-Hiperdados, é possível adquirir um panorama geral da evolução dos preços e do mercado de imóveis como um todo. Dessa forma, o empresário pode se preparar para mudanças e adaptações que podem ser necessárias para o seu negócio sobreviver em períodos de crise ou se tornar mais rentável em momentos positivos.

Tecnologia Hiperdados

A análise de mercado é apenas uma das funcionalidades que o software Hiperdados oferece para o seu negócio. Com o objetivo de aumentar os resultados da sua incorporadora, construtora ou fundo imobiliário, o Hiperdados é um ERP imobiliário completo.

A solução traz, em suas funcionalidades, módulos para todos os ciclos de negócio, desde incorporação, passando pelas etapas de construção, vendas e entrega das unidades, e funções específicas para o controle financeiro e tesouraria. Além disso, o Hiperdados também oferece a tecnologia business inteligence, que visa a aumentar a eficiência da sua empresa, e ERP, que tem o objetivo de organizar e integrar todas as áreas do seu negócio.

E então, você conhecia o Índice Properati-Hiperdados? Ficou com alguma dúvida sobre como o Hiperdados pode ajudar a sua empresa a ser mais rentável e eficiente por meio de gestão simples e organizada? Quer receber nosso conteúdo com dicas, basta clicar aqui.

No Comment

Comments are closed.