bi para fundo imobiliário é a melhor solução para gerir empreendimentos

Os fundos imobiliários têm se tornado, cada vez mais, uma opção para quem deseja investir no mercado de imóveis, mas tem pouca experiência com a área de investimentos. Segundo a Revista Exame, os fundos imobiliários estão ganhando força em 2017, e a tendência é que cresçam ainda mais em 2018 com a retomada do mercado de imóveis no Brasil.

fundo-imobiliario

Para que um fundo imobiliário seja bem sucedido em seus investimentos, é necessário contar com um gestor preparado para a função e que tenha experiência no mercado de imóveis. Porém, atualmente, para ser líder no mercado e trazer bons retornos, o gestor precisa contar com informações precisas sobre o fundo que está gerindo e também sobre o mercado.

É por isso que, para se tornar competitivo e ser uma boa opção para os investidores, eles precisam contar com uma boa estratégia de BI para fundos imobiliários e ter acesso a dados que tornem o negócio mais eficiente.

O que é o BI para fundos imobiliários?

Em português, Business Inteligence significa inteligência de negócio. Na prática, é feita a realização de um processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que servem como suporte para a tomada decisão e gestão de negócios.

O BI é um conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos sobre um negócio em informações úteis para sua estratégia.

No mercado de fundos imobiliários, não é incomum realizar esse processo. Na maior parte das vezes, são levantados relatórios de diversas áreas, como construtoras e bancos, para desenvolver um relatório unificado que sirva de suporte para as estratégias do fundo, como a integração de carteira e integração de custos do negócio.

O problema é que esse processo costuma demorar cerca de 30 dias e demanda muita mão de obra para ser colocado em prática. Isso significa que o gestor do fundo só consegue analisar as informações referentes ao negócio após aguardar um bom tempo, que pode vir a tornar as informações defasadas para tomar decisões e realizar ajustes eficientes.

Por isso que, para realizar um bom trabalho de gestão, é necessário contar com um software que ofereça BI para fundos imobiliários, de forma a ganhar eficiência e rapidez nos processos por meio da integração das informações financeiras. Afinal, a lentidão para tomar decisões pode custar caro para os fundos imobiliários.

Como o Hiperdados pode ajudar?

O Hiperdados é um exemplo de software imobiliário que pode ajudar a construir uma estratégia eficiente de BI para fundos imobiliários. O sistema totalmente online disponibiliza uma quantidade enorme de informações apresentadas de forma simples, que permitem que os gestores acessem todo o tipo de dados com poucos cliques. Dessa forma, ao contrário de aguardar meses pelo relatório de informações, eles têm o acesso a todos os dados necessários para garantir a inteligência do negócio em tempo real.

Isso porque, com o Hiperdados, é possível consultar a rentabilidade dos empreendimentos, realizando a integração de carteira do fundo. Por meio desses dados, o sistema informa o tempo médio de venda das unidades, o andamento da obra, o valor médio do metro quadrado na região, entre outras informações importantes para previsibilidade de rendimentos, fazendo, também, a integração de custos do fundo de imóveis.

Com as informações atualizadas em tempo real, é possível realizar mudanças e tomar decisões assertivas para o negócio, tornando o fundo mais interessante e competitivo no mercado de imóveis. A prestação de contas também se torna muito mais simples, já que as informações e relatórios podem ser gerados de forma rápida e o sistema já realiza a integração de custos.

Trabalhar com um software que ofereça BI para fundos imobiliários é uma forma de economizar tempo, mão de obra e tornar o negócio mais eficiente e produtivo por meio da integração das informações financeiras. Dessa forma, o negócio se torna mais inteligente e rentável, atraindo investimentos no mercado de imóveis.

Não deixe de conhecer o Hiperdados, o software de BI para fundos imobiliários mais completo do mercado, e descubra como ele pode colaborar com a inteligência do seu negócio, análise de mercado e gestão de processos. Aproveite as vantagens e aumente a produtividade do seu fundo imobiliário!

No Comment

Comments are closed.