6 dicas para você adquirir o melhor sistema para construtora - Software para Incorporadora e Construtora

Trabalhar com um software de gestão para construtora traz muitas vantagens competitivas para o seu negócio e impacta diretamente nos resultados da sua empresa. Se você está pensando em investir nessa tecnologia, deve ter notado que existem algumas opções de sistema para construtora no mercado.

 

No momento de decidir qual é a melhor ferramenta para o seu negócio, é importante analisar alguns aspectos e funcionalidades oferecidos por cada sistema para construtora. Assim, fica mais fácil escolher a melhor solução para a sua empresa.

Se você está tendo dificuldades de fazer essa análise, preparamos algumas dicas para lhe ajudar a adquirir o melhor software de gestão para construtora. Acompanhe.

#1 Faça uma lista

A primeira dica para não errar na escolha de um sistema para construtora é fazer uma lista com todos os requisitos e funcionalidades importantes para a sua empresa. Apesar de todos os itens oferecerem vantagens, verifique quais são, realmente, indispensáveis.

Fazer esse levantamento já diminui a lista de sistemas que você precisará pesquisar, entrar em contato e testar antes de fechar negócio, otimizando o seu tempo e lhe ajudando a tomar a melhor decisão.

#2 Confira os itens fundamentais

Alguns requisitos são fundamentais para qualquer erp para construtora, independentemente da estrutura da sua empresa ou da sua equipe. Não deixe de observar se os sistemas que você está pesquisando possuem essas funcionalidades:

  • Visão ampla do negócio: um software para construtora eficiente oferece módulos e funcionalidades para gerenciar todas as áreas de uma construtora. Ele deve contemplar Vendas, Compras, Finanças, Locação, Carteira de recebíveis, Contratos, Orçamentos, CRM e muitas outras funções. Nem todos os sistemas do mercado oferecem essas funcionalidades e pode ser necessário contratar outras soluções para conseguir gerenciar sua empresa como um todo. Por isso, é importante buscar um software completo.

  • Inteligência de mercado: um software de gestão de construção oferece dados sólidos para sua equipe analisar o mercado e informações reais sobre a oferta e demanda de cada região, ajudando a sua construtora encontrar os locais mais apropriados para novos empreendimentos.

  • BI: Business Inteligence (BI) ou Inteligência de negócio, como o próprio nome já diz, é uma funcionalidade que ajuda a gerenciar informações sobre o mercado e sobre o seu negócio, possibilitando a melhor tomada de decisão. Com ela, é possível analisar itens como o desempenho de cada área da sua empresa e compará-la com a média do seu mercado. Assim, você otimiza o seu negócio e aumenta a produtividade da sua equipe de forma inteligente.

#3 Analise os softwares para construtora

Após construir sua lista de requisitos e incluir os itens fundamentais que citamos, você pode partir para a etapa de pesquisa. Nessa hora, é fundamental verificar quais sistemas têm um bom atendimento e expertise na sua área de atuação.

Para ser funcional para uma incorporadora, a empresa que desenvolve o sistema precisa entender não somente de mercado de imóveis, mas ter um conhecimento profundo sobre o nicho de construção civil e como as construtoras atuam. Além disso, é fundamental entender quais são os processos que acontecem nesse tipo de empresa e adaptar o sistema a essa rotina.

Caso a empresa demonstre ter o conhecimento necessário para aumentar os resultados do seu negócio e um bom atendimento, você deve verificar se o sistema atende aos requisitos levantados na sua lista, e se possui todas as funcionalidades importantes para a sua empresa.

Outra dica é verificar se não será necessária a contratação de outros sistemas. Tudo isso deve entrar no seu planejamento financeiro na hora de investir em um sistema para construtora.

#4 Teste os sistemas que você escolheu

Nessa etapa, você já terá escolhido alguns softwares de gestão para construção que prometem atender às necessidades do seu negócio. Porém, todas essas funcionalidades devem ser testadas, já que, na prática, elas podem ser diferentes das suas expectativas.

Por isso testar os sistemas por alguns dias é tão importante. Nesse momento, você pode identificar quais soluções são mais rápidas, simples de utilizar e oferecem uma gama maior de benefícios para o seu negócio. Dessa forma, é muito mais fácil de acertar na escolha do sistema para construtora.

Perceba que seguir esse processo economiza o tempo de quem está responsável por escolher o melhor software. É muito mais inteligente escolher o sistema dessa forma do que sair testando várias soluções sem saber ao certo o que está buscando.

Outro cuidado importante é testar os sistemas um a um, já que, tentando utilizar todos de uma vez, você pode ficar confuso e ter dificuldades de compreender qual deles realmente está ajudando a sua empresa.

#5 Prepare a sua equipe

Especialmente se é a primeira vez que um ERP para construtora será implantado na sua empresa, a participação da equipe é um fator fundamental para ter sucesso no uso do sistema para construtora. Por isso, é importante conversar com seus funcionários e explicar a importância da mudança, além de apresentar todas as funcionalidades e a forma que cada pessoa deverá utilizar a solução.

Afinal, um sistema de gestão não funciona se não for alimentado com dados no reais, no momento certo – e só a sua equipe pode lhe ajudar neste tarefa. Para ter sucesso, explique a importância de utilizar o sistema e mostre seus benefícios, como a facilidade de uso e economia de tempo.

#6 Adquira o sistema

Depois de realizar todos esses passos, a sua empresa está pronta para adquirir o melhor sistema para construtora. Não se esqueça de observar as condições de pagamentos, os tipos de planos que a solução oferece, além das questões contratuais e legais.

Escolher um bom ERP para construtora ficou mais simples? Siga as nossas dicas e escolha a melhor ferramenta de gestão para construtora. Aumente os resultados e a produtividade do seu negócio!

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados