gestão de uma construtora eficiente utilizando o Hiperdados

Gerenciar qualquer tipo de negócio apresenta muitos desafios. Uma empresa envolve diversas pessoas e áreas, e liderar todos os processos que acontecem em uma organização não é uma tarefa simples.

 

Quando falamos em uma construtora, os desafios são ainda maiores. O negócio começa com o desenvolvimento e acompanhamento de um projeto. Quando está em fase de finalização, é necessário gerenciar uma boa estratégia de Marketing e Vendas. Depois, preciso garantir a entrega e por um longo tempo gerenciar os pagamentos e tudo que envolve a área financeira da empresa.

Apesar de ser uma tarefa complexa, se você estiver por dentro de alguns detalhes, fica mais fácil realizar uma boa gestão de uma construtora. Preparamos uma lista sobre as principais coisas que você deve saber para melhorar os resultados do seu negócio. Confira.

#1 Gerenciar um empreendimento

Esse é o primeiro passo da negociação de uma construtora, por isso, é fundamental saber como gerenciar um empreendimento. Afinal, os imóveis são os produtos de uma incorporadora e sua razão de existir. Algumas dicas para ter sucesso na gestão da construção civil são:

Planejar a obra do início ao fim, antes do lançamento do empreendimento

Não estamos falando apenas um planejamento estrutural, mas também de um estudo do mercado para saber se a localização tem boas chances comerciais, se o layout do imóvel está dentro do que as pessoas estão buscando entre outros detalhes que devem ser pensados antes de elaborar o projeto e colocá-lo em prática.

Gerenciar recursos

Controlar as compras de materiais e o estoque é uma ótima forma de fazer a obra seguir o calendário planejado. No momento das compras, é fundamental estudar os melhores preços e formas de pagamento. Já ter um estoque suficiente evita que a obra fique paralisada, atrasando a entrega do imóvel.

Além disso, é preciso garantir que tudo o que for comprado seja utilizado da melhor forma possível para que não existam prejuízos durante a obra.

Realizar uma boa gestão da mão de obra

Uma gestão eficiente de mão de obra garante que os empreendimentos tenham uma quantidade de pessoas suficiente para dar andamento à obra. Quando falamos em pessoas, também é importante contar com imprevistos, por isso, é sempre bom ter alguns profissionais que podem realizar uma substituição em caso de falta de funcionários.

Tudo isso colabora para que a obra seja entregue dentro do prazo, o principal desafio nessa etapa do trabalho de uma construtora.

Clique aqui e veja mais dicas sobre gestão de empreendimentos.

#2 Elaborar uma estratégia eficiente de Marketing e Vendas

Se imóveis são a matéria-prima de uma construtora, estratégias de Marketing e Vendas eficientes são o motor que fazem esse tipo de empresa caminhar rumo ao sucesso. Por isso, para que uma incorporadora seja bem sucedida, é fundamental ter pessoas especializadas à frente desses departamentos, bem como colaboradores competentes.

Essa é uma tarefa que deve ser gerenciada minuciosamente, e um sistema para incorporadores é fundamental nessa etapa, já que permite que todas as oportunidades e negociações sejam gerenciadas pela equipe e controladas pelos gestores.

#3 Controlar seu estoque

Saber exatamente quantos imóveis estão parados e em negociação é fundamental para fechar negócios com assertividade e também para ter uma precificação coerente.

Por isso, esteja sempre atento ao estoque e, em caso de falta de fluxo de vendas, realize algum tipo de promoção para dar vazão às primeiras unidades. Com uma alta taxa de venda, rapidamente, novos negócios serão atraídos.

#4 Evitar gargalos financeiros

Outra área que deve ser minuciosamente analisada é a financeira. É vital que construtoras saibam como gerenciar receitas e despesas: controlar datas de entrada e saída dos seus recursos financeiros e não deixar a empresa descoberta são itens fundamentais para uma gestão sem dores de cabeça.

Os gargalos financeiros devem ser acompanhados e controlados até o fim do pagamento do empreendimento, por isso, não espere que o trabalho termine ao fim da obra, e sim ao fim do pagamento de todas as unidades da construção.

#5 Como gerenciar todos esses processos?

Como já falamos, a gestão de uma incorporadora envolve muitas fases e áreas, o que dificulta um pouco ter esse controle. Pensando nisso, foram desenvolvidos os ERP para construtora, sistemas que permitem o gerenciamento completo do empreendimento, desde as fases de compra e projeto até as de venda e pagamento.

Softwares, como o Hiperdados, podem ser a solução para a gestão de processos da sua incorporadora. O sistema combina recursos necessários de um ERP para área de construção e recursos de inteligência de mercado desenvolvidos especialmente para áreas de Marketing e Vendas.

Se você está buscando uma forma de simplificar e aumentar a eficiência da gestão da sua incorporadora, não deixe de conhecer o Hiperdados e confira todos recursos oferecidos de forma completa.

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados