o melhor erp para construtora e incorporadora do mercado

Nos dias atuais, o avanço da tecnologia é, sem dúvida, um dos fatores que pode determinar o sucesso ou fracasso de qualquer empresa. Em uma construtora e incorporadora, isso não é diferente.

Como está o gerenciamento da sua construtora e incorporadora? Os processos da sua empresa consomem muito tempo e recursos? Como é feito o controle de insumos para as construções na sua companhia? Sua construtora e incorporadora garante uma boa qualidade no atendimento aos clientes? Qual é a sua estratégia para negociar melhores condições comerciais com fornecedores e empresas terceirizadas?

São muitos os fatores presentes no dia a dia dos colaboradores de uma empresa do segmento imobiliário. Não dispensar a ajuda da tecnologia, ou seja, contar com um ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa) – em inglês, Enterprise Resource Planning – para ajudar a fazer a gestão do negócio é fundamental.

As empresas que resistem à tecnologia têm mais chances de ficar para trás, visto que falhas humanas podem acontecer a qualquer momento.

No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o que é um ERP, o porquê sua construtora e incorporadora precisa adotá-lo, os benefícios que ele proporcionar para os negócios e os ciclos imobiliários que esse software atende. Acompanhe.

O que é ERP?

O ERP é um Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Ele armazena todos os dados de uma empresa em um único local. Em outras palavras, ele é um grande banco de dados com informações que se complementam e interagem. Por meio delas, as empresas conseguem perder menos tempo com processos manuais e ganhar mais agilidade na tomada de decisões importantes para o negócio.

Por que sua construtora e incorporadora precisa de um software ERP?

Manter um controle gerencial sob controle é fundamental para colocar em prática as estratégias de comercialização mais condizentes com cada empreendimento e, até mesmo, tarefas mais operacionais, como aprovar uma proposta de venda de imóvel, realizar medições e efetuar processos de pagamento.

Esse controle gerencial deve oferecer uma visão integrada dos setores da empresa – e isso é possível ao investir em um ERP, software que funciona se você estiver no computador ou no celular.

Benefícios de um ERP para construtora e incorporadora

Realizar análise para compra de um terreno? Vender um imóvel na planta? Fazer simulações de cenários e projeções de preços futuro? Melhorar a rentabilidade dos seus empreendimentos imobiliários?

Essas são algumas atividades importantes para a sua construtora e incorporadora e, quando bem realizadas, garantem vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

A seguir, listamos alguns benefícios de um ERP para construtoras e incorporadoras para você ter certeza da importância dessa solução nos negócios.

Maior confiabilidade de dados

Os dados são monitorados e integrados, propiciando, dessa forma, uma maior confiabilidade para as empresas, além da diminuição do retrabalho.

As decisões ficam mais fáceis e acertadas com um software de ERP, já que ele permite que informações internas e externas estejam no mesmo ambiente.

Otimização de tempo: foco nas áreas prioritárias para o negócio

Imagine se cada área da sua construtora precisasse de um sistema diferente e você tivesse que analisar informações vindas de fontes independentes para tomar uma decisão, além de fazer um investimento em treinamento e capacitação de funcionários para utilização desses sistemas. Seria um processo bem moroso, não é?

O ERP integra informações de todos os setores da empresa, facilitando o processo de planejamento, a tomada de decisão e liberando os funcionários para desenvolverem outras funções e tarefas.

Redução de custos

Ao optar por implementar um ERP, a construtora reduz custos, já que, com ele, é possível diminuir gastos com servidores, assistência técnica, entre outros.

Com a implementação de um software de ERP, a estimativa é de que os gastos de BackOffice sejam reduzidos em até 30%.

Uso eficaz das informações geradas na execução das obras

Um ERP auxilia no controle e gerenciamento das informações obtidas na execução da obra. Além disso, calcula curvas de tendência sobre o custo final da obra a partir do primeiro mês de construção.

Ganho de produtividade

Outra vantagem de implementar um ERP é o ganho de produtividade, já que os colaboradores podem realizar suas tarefas com mais agilidade e contar com um fluxo de informações rápido e confiável.

Possibilidade de delegar tarefas com maior controle

Por meio do ERP, é possível acompanhar o andamento das tarefas das equipes. Assim, você obtém um retorno rápido sobre como o cronograma estabelecido está sendo cumprindo.

Gerenciamento de custos

Um ERP permite acompanhar o desempenho financeiro de uma obra (orçamento inicial x realizado) em tempo real.

Suporte a gestão do negócio e Inteligência de Mercado

Com uma aplicação de Business Intelligence (BI), a construtora e incorporadora terá um suporte adequado para gestão do negócio, além de ficar por dentro de várias tendências do mercado.

É possível, por exemplo, verificar a demanda dos preços de imóveis em uma determinada região ou medir o comportamento de busca de possíveis consumidores do mercado imobiliário identificando:

  • Dados demográficos da região;
  • Preço do imóvel;
  • Tamanho do imóvel.

Ciclos imobiliários que um ERP atende

  • Compra de terreno;
  • Análise de oferta e demanda;
  • Gestão de projetos e documentos;
  • Administração de carteira;
  • Orçamentos e planejamentos;
  • Construção do empreendimento;
  • Assistência técnica.

Um ERP permite agilidade no processo e, consequentemente, maior satisfação dos clientes: uma empresa que garante agilidade nos processos e um bom atendimento conquista a confiança do seu público.

Com a adoção do software, é possível gerir o relacionamento entre empresa e cliente e interagir diretamente no sistema, além de visualizar itens como solicitações e reclamações.

Agora que você já sabe que o ERP é eficaz em todas as fases da incorporação imobiliárias e possibilita uma maior lucratividade, automação de processos e foco em resultados, que tal comprovar os benefícios da ferramenta no dia a dia da sua construtora e incorporadora?  Clique aqui e solicite uma versão gratuita para testes! 

No Comment

Comments are closed.