gestão na construção civil com o Hiperdados

gestao-na-construcao-civil

Os recursos humanos são uma questão fundamental e desafiadora em qualquer segmento, porém, no caso da construção civil, esse é um ponto ainda mais crucial, já que qualquer falha pode impactar nos prazos e na qualidade de entrega de uma obra, por exemplo.

Não há dúvidas de que os recursos humanos são um dos grandes gargalos da construção civil no Brasil, e vários pontos levam a isso, como a dificuldade em encontrar mão de obra capacitada, a questão da segurança nas construções, o absenteísmo, o turnover e ainda o cuidado com o cumprimento das leis trabalhistas quanto ao salário, carga horária e condições de trabalho. Nesse post, vamos falar sobre os desafios na gestão da construção civil desse importante ativo e apresentar uma solução que pode ajudar a fazer esse gerenciamento de forma mais rápida, prática e organizada. Confira.

Gestão da Equipe Operacional

A gestão da equipe operacional é o ponto mais importante e desafiador da gestão de recursos humanos na construção civil. O fato é que o processo passa por questões que começam no recrutamento, já que o trabalho nas obras exige atenção e capacitação e é preciso escolher os melhores colaboradores e treiná-los para a execução das construções em suas diferentes fases.

Além disso, é preciso ter cuidado com questões como segurança, padrão de qualidade nas obras e agilidade, pois na construção civil é preciso garantir que elas não apenas sejam entregues dentro do prazo estipulado, mas também seguindo os padrões legais de segurança e os requisitos de qualidade exigidos por cada incorporadora.

O manejo dos colaboradores para as diferentes etapas das obras também é um ponto importante, já que cada etapa tem um nível de exigência e tarefas totalmente diferentes, e tudo isso impacta diretamente nos prazos, que são um ponto bastante crítico. O não cumprimento dos prazos pode acarretar em atraso na entrega dos imóveis, o que pode ser bastante negativo para a imagem da construtora ou incorporadora. E, se esse atraso for superior a 180 dias, ela pode, inclusive, dar aos compradores do imóvel o direito ao distrato.

Ou seja, ter organização e total controle sobre a alocação da mão de obra nas construções é fundamental para o sucesso, por isso, esse ponto precisa ser tratado com total atenção e cuidado.

Gestão da Equipe Administrativa

Mas não é só o time que trabalha nas obras que precisa ser bem gerido, todas as demais equipes, que cuidam da parte administrativa e dão suporte à gestão, vendas e execução das obras, por exemplo, também precisam de atenção.

Benefícios, ponto, folha de pagamento.  Nesses pontos, assim como qualquer outra empresa, as incorporadoras precisam acompanhar de perto a gestão de recursos humanos.

Aqui, para que todas as atividades da empresa fluam em harmonia, também é preciso fazer uma boa alocação dos recursos e acompanhar de perto as informações, além de gerenciá-las com atenção e organização.

Gestão da Folha de Pagamento

A gestão da folha de pagamento é um processo importante e delicado em qualquer empresa. Ela envolve uma série de pontos importantes que vão muito além do salário-base, como desconto de faltas, pagamento de horas extras, descontos de benefícios, e que podem variar a cada mês de forma diferente para cada funcionário.

Se a sua incorporadora tem equipe comercial própria, há outro ponto que precisa ser contemplado: o pagamento de comissões de vendas aos corretores e demais profissionais do time. Esse ponto também precisa ser calculado com cuidado e individualmente, mês a mês.

Qualquer erro nesse sentido pode trazer problemas sérios à empresa, como desgastes com seus profissionais e até mesmo processos trabalhistas futuros. Por isso, o gerenciamento da folha de pagamento deve ser um ponto de atenção na hora de fazer a gestão do seu time.

Como fazer essa gestão de forma mais inteligente

Como já falamos, a gestão de recursos humanos é fundamental para o sucesso da sua incorporadora, seja nas obras, seja na parte administrativa. Mas, além da questão do bom funcionamento da empresa, no Brasil existe, também, a questão legal, já que temos uma legislação trabalhista bastante rígida, e que exige o cumprimento de uma série de normas por parte das empresas.

Questões como carga horária, folha de pagamento e outras, exigem uma atenção constante da área de recursos humanos, que precisa acompanhar individualmente cada colaborador a fim de tomar as medidas mais adequadas.

Mas como fazer isso da melhor forma? Com organização e processos bem definidos. Nesse sentido, contar com um bom sistema, que seja capaz de incluir itens como a gestão do ponto e as folhas de pagamento, é essencial.

O ideal é que o sistema seja voltado para o setor de construção civil, assim terá todos os itens que são importantes e específicos do segmento.

Uma boa opção é o Hiperdados: um software para construtoras e incorporadoras que possui todas as funcionalidades necessárias para gerir seu time de forma organizada e dentro das exigências legais. Mas essa não é sua única função. Ele também funciona como um ERP completo para o setor e inclui, ainda, a funcionalidade de inteligência de mercado, capaz de lhe ajudar a gerir seu negócio de forma muito mais estratégica.

Você também tem grandes desafios na sua gestão de recursos humanos? Quais suas maiores dificuldades? Já conhece o software Hiperdados? Então entre em contato conosco!

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados