desafios de gestão de incorporadora

desafios-para-incorporadoras

Como gestor, é natural que você já esteja acostumado a encontrar uma série de gargalos no seu dia a dia. Desde questões financeiras, até de recursos e processos, são muitos os desafios na gestão de uma incorporadora, e é exatamente sobre eles que falaremos nesse post.

Os gargalos são muito mais do que meras dificuldades com as quais você precisa aprender a lidar: eles podem ser fatores extremamente limitantes para o sucesso e o crescimento da sua empresa. Na construção civil, setor em que é preciso lidar com questões fundamentais, como segurança, preço e prazo, os gargalos podem trazer sérias consequências, como o atraso das obras, a entrega de unidades com problemas e até mesmo perda de receitas.

Gargalos Financeiros

Os gargalos financeiros não são uma exclusividade das empresas da construção civil, mas o fato é que podem causar sérios problemas na hora de começar a construir seus lançamentos, no andamento de obras dentro do cronograma previsto e, até mesmo, na qualidade do produto.

Por conta disso, é vital que construtoras e incorporadoras tenham uma boa gestão de receitas e despesas. Gerir as datas de entrada e saída dos seus recursos financeiros para que a empresa não fique descoberta em determinados períodos do mês, ou que seus investimentos em obras em andamento e em fase de lançamento não sejam inviabilizadas, também é essencial.

Problemas na Gestão de Recursos

Os recursos financeiros não são os únicos gargalos que podem atrasar ou influenciar na qualidade das suas obras: os recursos humanos e materiais também podem se mostrar bastante preocupantes na gestão de uma construtora ou incorporadora.

A falta de um único material utilizado na construção ou a alocação de pessoas em número insuficiente em uma determinada função na obra podem ser suficientes para causar um grande gargalo, que pode impactar diretamente no seu planejamento e nos resultados. Esses são problemas muito mais comuns do que parecem, e fazem com que, muitas vezes, seja necessário recorrer para soluções paliativas, que não resolvem os problemas de forma definitiva.

Estoques encalhados

Ter um alto número de imóveis em estoque pode se tornar um gargalo bastante preocupante para construtoras e incorporadoras, já que, se eles fossem vendidos, poderiam trazer mais receita para dentro da empresa, ajudando o caixa a ficar positivo e também a viabilizar o lançamento de novos empreendimentos.

Esse é um gargalo muito mais provocado por problemas de planejamento do que por questões da rotina das incorporadoras, mas o fato é que ele também pode ser bastante prejudicial para a saúde da sua empresa.

Processos ineficientes

A falta de processos, em geral, não é um problema isolado de um único setor da incorporadora. Comumente, ele é endêmico, ou seja, acontece simultaneamente em mais de um departamento, se tornando, muitas vezes, até uma questão “cultural” na organização.

Os processos são uma questão primordial para o sucesso de uma incorporadora, tanto pela questão da qualidade e assiduidade das suas entregas, quanto pelo próprio ponto de vista da gestão da empresa.

Eles ajudam a tornar o negócio mais inteligente, com menos desperdício de recursos e de energia e maior eficiência no negócio como um todo.

Como resolver esses gargalos?

Os gargalos são extremamente prejudiciais para as empresas, impactando desde na execução de tarefas rotineiras até nas questões mais estratégicas.

A verdade é que não existe uma fórmula mágica para resolver os gargalos, já que, em sua maioria, eles são fruto de algum problema no processo de gestão da empresa. Diante disso, a solução é simples: automatizar determinados procedimentos, implantar um maior controle sobre todos os pontos primordiais para a empresa e, principalmente, adotar processos capazes de facilitar e organizar a gestão da sua incorporadora.

E uma boa forma de resolver todos esses pontos é investindo na contratação de um software específico para o setor, que seja capaz de atuar no controle das atividades da empresa e na implantação de processos mais eficazes.

Como funciona o software Hiperdados

O software Hiperdados é a solução para a gestão da sua incorporadora, já que possui uma série de recursos capazes de ajudá-lo a resolver esses gargalos. O sistema combina os recursos necessários e um ERP específico para a área da construção civil, e tem, ainda, recursos exclusivos e inovadores de inteligência de mercado e business intelligence.

A área de ERP do Hiperdados reúne tudo o que você precisa para gerir os processos e recursos da sua empresa, como por exemplo: contas a pagar, a receber, estoques, orçamentos, compras, gestão de recursos humanos, fluxos e processos e muito mais. Com tudo isso mapeado em um sistema, fica muito mais fácil gerir sua empresa de forma a evitar os gargalos que trazem tantos problemas para o dia a dia de empresas da construção civil.

Já a área destinada à inteligência de mercado é diferente de tudo que você já viu em softwares para construtoras e incorporadoras. Nela, é possível ver e comparar, por exemplo, o preço médio do metro quadrado em determinada região com aquele que você está praticando. Também dá para analisar a demanda e a viabilidade da construção de um tipo específico de empreendimento em uma região. Esses insights permitem, por exemplo, que você defina preços mais atrativos na hora de gerir o seu estoque, além de lhe ajudar a planejar corretamente os seus lançamentos futuros.

Na área de business intelligence, existem inúmeras modelagens para tomada de decisão. Imagine toda informação necessária para uma incorporadora e construtora para você decidir em poucos cliques, de forma intuitiva e extremamente simples, com o Hiperdados você consegue com até três cliques e em menos de dois segundos. ter toda informação necessária para sua tomada de decisão.

Você já conhece o software Hiperdados? Já testou e sabe como ele pode funcionar para a sua empresa? Não? Então clique aqui e preencha o formulário para conhecer na prática a nossa demonstração.

No Comment

Comments are closed.