gestão e automação na construção civil

erp-construcao

Processos fazem parte da rotina diária das construtoras e incorporadoras e não estamos falando apenas das obras, onde eles são fundamentais para garantir a segurança dos futuros moradores. Nas atividades internas e rotineiras da sua empresa, você também precisa focar na automatização de processos, que é o tema do nosso post de hoje. Confira:

Por que automatizar seus processos? Afinal pra que você precisa ter um sistema para construtora?

O que vem a sua mente quando você pensa em automatização de processos? Provavelmente você pensa em facilidade, mas esse não é o principal ganho.

No dia a dia de uma construção, muitos dos processos, se feitos manualmente, podem apresentar erros humanos e provocar sérias consequências para a entrega dos projetos e, consequentemente, para os lucros e a reputação da empresa. Por isso, automatizar seus processos é também uma questão de segurança.

Além disso, outra vantagem da automatização de processos é o ganho de tempo e produtividade. Com processos automatizados, você e seu time podem focar em atividades mais importantes e estratégicas, deixando a execução de atividades mecânicas para o sistema.

Isso se reflete também na questão financeira da empresa, já que custa mais barato investir em um sistema do que contratar pessoas para executarem esses processos de forma manual. E não é só uma questão dos custos com salário, benefícios e carga tributária, existe também o investimento em capacitação, estrutura da empresa, etc.

Organização é mais um ponto positivo em transformar algumas de suas tarefas em atividades automatizadas. Contando com um sistema para construtora, você consegue organizar o histórico das tarefas, acessar documentos antigos e, principalmente, saber exatamente onde encontrar cada coisa.

Porém, mais do que simplesmente fazer a automatização de processos na sua construtora, você precisa garantir que a ferramenta contratada permita fazer isso de forma simples e com todas as etapas que você necessita. Mas sobre isso falaremos logo mais.

Outro ponto importante é que, além da automatização de processos, você deve também criar fluxos que sejam capazes de simplificar ainda mais o que foi automatizado.

4 tipos de processos que precisam ser automatizados na sua construtora, e que o sistema para construtora pode fazer

Está convencido de que precisa automatizar seus processos, mas não tem noção de quais processos são prioridade ou mesmo quais podem ser feitos de forma eletrônica? Não tem problema, a gente te ajuda.

Processos financeiros do – ERP construção

Processos financeiros são fundamentais para qualquer empresa, saber quais as receitas, quais as despesas, quem precisa lhe pagar e outras. Por isso, na hora de fazer a automatização de processos, comece por aqui, escolhendo um sistema que seja capaz de realizar as atividades de contas a pagar e contas a receber, também.

E na hora de automatizar essas funções, é fundamental contar com uma ferramenta que garanta a integração com os bancos, assim tudo fica mais simples, rápido e seguro.

Orçamentos e planejamentos – ERP construção

Nem só de finanças vive a automatização de processos. A questão de compras é fundamental, principalmente em um setor no qual a falta de determinados produtos pode impactar na entrega das obras ou mesmo na segurança para os clientes após essa etapa.

Por isso, ter registro dos orçamentos e o formalizar o planejamento do que será comprado e feito é indispensável. E isso também pode ser automatizado com a ferramenta certa.

Gestão de estoque – ERP construção

Em tempos de crise, é natural que sua construtora esteja com o número de imóveis em estoque elevado. Por esse motivo, é importante ter uma ferramenta para armazenar todas as informações necessárias sobre os seus estoques. Empreendimento, número de unidades, características, valores, tudo isso precisa estar registrado de forma organizada e fácil acesso.

Informações de clientes – ERP construção

Saber quem são seus clientes e os em potencial é um dos segredos do sucesso nas áreas de marketing e relacionamento. E tudo fica muito mais fácil se essas informações forem armazenadas de forma adequada em uma única base de dados.

Como encontrar a ferramenta ideal para automatizar seus processos da construção civil, ou seja, o sistema para construtora ideal

Agora você já sabe tudo que vai ganhar com a automatização de processos e também quais tipos de tarefas podem ser automatizadas. Mas o fato é que, hoje em dia, com tantas ofertas, é difícil garantir que você esteja fazendo a coisa certa.

Antes de mais nada, procure uma ferramenta que permita automatizar todos os processos que acabamos de citar, mas não é só isso.

Procure uma ferramenta que seja integrada aos bancos e inclua recursos para automatizar todas as etapas.

A ferramenta também precisa ser simples e fácil de operar, sem exigir uma formação específica pra isso, por exemplo. Uma ferramenta que permita incorporar o histórico de anteriores também é uma grande vantagem, pois você não pode se dar ao luxo de perder documentos antigos.

O custo da ferramenta também é importante, desconfie de valores muito elevados, mas também não precisa escolher a mais cara.

E se você está pensando em procurar um sistema para construtora agora, que tal conhecer o software da Hiperdados? Clique aqui e solicite uma demonstração.


 

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados