profissional de sucesso em uma incorporadora imobiliária

crescimento-profissional-na-incorporadoraSe tornar um profissional-chave é um desafio em qualquer ramo, mas no mercado imobiliário, como é o caso das incorporadoras, ele se torna ainda maior. Isso porque, além de o setor ser bastante concorrido, por conta da crise econômica, todos os negócios e processos acabam enfrentando dificuldades.

Por isso, se você quer se destacar neste cenário, precisa adotar uma postura de inovação e ir em busca do seu crescimento profissional. Ele é fundamental para amadurecer a capacidade de apresentar soluções para a incorporadora, e, consequentemente, lhe conferir destaque como um profissional-chave.

Quer saber como? Confira.

#1 Busque conhecimento sobre mercado imobiliário

O mercado imobiliário tem características peculiares, e, justamente por isso, não se compara com outros igualmente tradicionais.

Entender esse setor é fundamental para quem quer alcançar o crescimento profissional dentro de uma incorporadora. Você precisa conhecer os principais nomes do mercado, as referências, seus concorrentes e, principalmente, as suas tendências.

O mercado imobiliário é muito sensível a variações econômicas, especialmente à inflação e oscilações nas linhas de financiamento. Qualquer pequena mudança nesse sentido pode ter um impacto real sobre os resultados da incorporadora e, por isso, você precisa acompanhar e entender o que está acontecendo.

#2 Capacite-se para apresentar soluções para a incorporadora

Se conhecer o mercado imobiliário, que é extremamente concorrido, é essencial, você precisa ter uma postura de buscar constantemente a capacitação. Só assim você vai dominar o mercado em que atua e estará apto para apresentar soluções para a incorporadora.

Sua capacitação pode ser feita de várias formas, sendo que a principal delas é por meio dos estudos. Pense em fazer uma graduação, caso ainda não possua, ou uma pós-graduação e MBA, caso já seja formado.

Mas o ensino formal não é a única forma de se capacitar, até porque o processo para o seu crescimento profissional deve ser constante. Por isso, não deixe de buscar novas fontes e referências, e, principalmente, acompanhar o conteúdo online focado no mercado imobiliário. Existem hoje, na internet, vídeos, blogs, e-books e infográficos sobre o tema, e o melhor, disponibilizados gratuitamente.

Se você domina outro idioma, uma excelente alternativa é buscar também conteúdo fora do Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, existem muitas plataformas com conteúdo online para profissionais do mercado imobiliário. É claro que a realidade fora do país é bem diferente, mas acompanhar as tendências internacionais pode lhe render boas ideias que possam ser adaptadas por aqui. E você sabe o valor de uma boa ideia no ambiente corporativo, não é mesmo?

#3 Defina um plano de carreira para apoiar o seu crescimento profissional

Para buscar o desenvolvimento profissional, primeiro é preciso saber aonde você quer chegar. É claro que muitas surpresas e mudanças podem acontecer no meio do caminho, mas não é possível começar a caminhada sem definir um destino.

Avalie seus pontos fortes e fracos, habilidades e conhecimentos, as oportunidades na incorporadora onde você atua e o que você gostaria de fazer no futuro. Cruze esses dados e tente visualizar as áreas da empresa nas quais você se encaixa. Depois, pense nas funções que poderia desempenhar nesses setores e como crescer a partir deles.

Esse exercício lhe dá um objetivo pelo qual batalhar, e faz com que você consiga entender melhor os caminhos que podem levar à tão sonhada promoção.

#4 Invista no bom relacionamento interpessoal

Existe um ditado que diz que, se alguém quiser conhecer, de fato, uma pessoa, precisa analisar como ela se comporta diante daqueles que não podem lhe trazer nenhum benefício direto, e isso também se aplica no mercado imobiliário. Por isso, para o seu crescimento profissional, é essencial desenvolver um bom relacionamento com todos na incorporadora, nos diferentes níveis hierárquicos.

Você não pode tratar bem apenas o seu chefe ou os seus colegas, precisa ser gentil também com as pessoas de os outros times e os prestadores de serviço da sua incorporadora.

Para obter sucesso nessa missão, lembre-se que existem alguns pontos importantes na relação de trabalho. Ser educado é um princípio básico, e outros fatores que fazem a diferença são a empatia, ou seja, se colocar no lugar dos outros, saber trabalhar em grupo e ter espírito de equipe.

#5 Treine a sua capacidade de decisão

À medida que você for alcançando o seu crescimento profissional dentro da incorporadora, situações que exijam a sua tomada de decisão vão aparecer e se tornar mais complexas a cada promoção. Por isso, não importa a função que você ocupe hoje, precisa treinar sua mente para tomar decisões.

Um bom exercício é, sempre que você estiver diante de um cenário complexo ou de um problema, ao invés de apenas relatá-lo ao gestor, apresente, também, uma sugestão para a sua resolução.  Assim, além de exercitar a sua habilidade na tomada de decisões, você também mostra para o seu superior que está amadurecendo, se tornando mais capacitado e merece oportunidades para desenvolver o seu o crescimento profissional.

#6 Desenvolva sua visão estratégica

Mas não se trata apenas de aprender a decidir, é preciso treinar sua visão estratégica de um modo geral. Para isso, mesmo que você desenvolva um papel mais operacional, procure observar o seu redor, buscando identificar todas as variáveis envolvidas e como elas afetam os resultados da incorporadora.

Busque, também, referências sobre pensamento estratégico e coloque em prática esses conceitos no seu dia a dia. Se surgirem dúvidas e questionamentos sobre a forma como os processos acontecem na incorporadora, não tenha medo de dividi-los com o seu gestor. O interesse e a proatividade são extremamente valorizados no mercado imobiliário.

#7 Acompanhe as novas tecnologias

As novas tecnologias têm afetado a forma como todas as pessoas vivem, e em um mercado como esse em que você atua, elas são ainda mais importantes. Por isso, não deixe de acompanhar todo tipo de inovação tecnológica feita para o mercado imobiliário ou que possa ser utilizada nele.

Cada vez mais, a tecnologia dá suporte para o desenvolvimento de soluções para a incorporadora, como é o caso do software da Hiperdados. Com ele, além de automatizar processos, você e seu gestor podem ter acesso a dados e informações que desenvolvam a inteligência de mercado da incorporadora, fundamental para o alcance de melhores resultados.

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados