inflação do mercado imobiliário medido pelo indice hiperdados

Novos ventos soprando no Brasil, o assunto impeachment parece que deixou de ser a principal pauta e o congresso nacional aos poucos vem retomando os trabalhos pensando no crescimento econômico, focando crescimento e renda das famílias, o controle e retenção dos gastos públicos, reformas estruturais e tantos outros assuntos de extrema importância para o desenvolvimento do país. Pautas que já estão sendo extremamente discutidas em 8 dias da gestão interina do presidente em exercício.

 

Melhor assim, pois agora a confiança tende a voltar e vamos poder pensar para frente. A nova equipe econômica é um verdadeiro “dream team”, algo que está sendo muito bem visto no Brasil e fora do Brasil.

 

Há muitos desafios para esse time dos sonhos, vamos torcer por eles, pois com as contas públicas controladas a consequência imediata é a redução dos juros brasileiros, porque as agências de classificação de risco vão rever nossa classificação e notas melhores atraem investimentos externos com menor necessidade de pagamento de juros.

 

Com juros menores, o consumo aumenta, e o dinheiro sai dos bancos para novas oportunidades mais rentáveis e nisso está incluindo o mercado imobiliário com todos os tipos de empresas que compõem o ciclo imobiliário, que são elas: incorporadoras, construtoras e imobiliárias.

 

E por esse motivo a PROPERATI e o HIPERDADOS resolvem disponibilizar para o mercado uma referência nacional de preços, o índice de medição da variação de preços do mercado imobiliário que chamamos de ÍNDICE PROPERATI-HIPERDADOS.

 

Nós temos informações de todo Brasil, veja nossos números:

 

  • 26 estados e distrito federal;
  • mais de 300 cidades;
  • mais de 3.800 bairros; e
  • mais de 1 milhão anúncios;

 

Tudo isso para ajudar incorporadores imobiliários a aperfeiçoarem suas analises para compra de terreno e venda de seus estoques. É o desenvolvimento imobiliário contando com uma referência de índice sem viés, que não é composto por pacote de anúncios, mas sim por todo universo amostral de inúmeras imobiliárias em território nacional, são mais de um milhão de anúncios atualizados diariamente.

 

O ÍNDICE PROPERATI-HIPERDADOS traz informações do mercado imobiliário, inclui informações de vários tipos de imóveis: residenciais verticais, residências horizontais e comerciais, inclui imóveis novos e semi-novos, ou seja: permitirá uma visão muito real do mercado imobiliário.

 

O ÍNDICE PROPERATI-HIPERDADOS é composto das seguintes agregações:

 

IPH-RES/G – Índice de Preços Properati Hiperdados Residencial Geral (composto pelo IPH-RES/A e IPH-RES/C);

IPH-RES/A – Índice de Preços Properati Hiperdados Residencial Apartamentos;

IPH-RES/C – Índice de Preços Properati Hiperdados Residencial Casas;

IPH-COM – Índice de Preços Properati Hiperdados Imóveis Comerciais;

 

Em nossos papers também vamos tratar outros assuntos que influenciam e justificam o comportamento do mercado imobiliário, tudo isso para deixar nossos leitores que são: investidores, dirigentes de incorporadoras imobiliárias, construtoras, imobiliárias, analistas, gerentes, pesquisadores, enfim toda a cadeia de informação estruturada para o mercado imobiliário.

 

Neste paper vamos demonstrar a variação de preço do último ano de algumas capitais brasileiras que são elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Belo Horizonte.

 

Neste momento, estamos focando o imóvel residencial, em especial apartamentos e casas, para isso estamos apresentamos os números gerais agregados de acordo com a nossa amostra. Ou seja: para determinar nosso índice geral de preços residenciais o IPH-RES/G – Índice de Preços Properati Hiperdados Residencial Geral estamos somando o valor médio do metro quadrado de nossa amostra de apartamentos ponderado com o valor médio do metro quadrado de nossa amostra de casas ponderado.

 

indice-properati-hiperdados-res-geral

 

Perceba no gráfico acima que as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre no intervalo de um ano, permaneceram com seus preços estáveis, apesar de oscilarem ao longo do tempo, ou seja os preços ficaram bem abaixo da inflação no IPH-RES/G, a única cidade que está apresentando para este período relativa alta é a cidade de Belo Horizonte, principalmente por causa da variação dos dois últimos meses.

 

Agora vamos ver o comportamento do preço para apartamentos conforme o IPH-RES/A – Índice de Preços Properati Hiperdados Residencial Apartamentos, note que o IPH-RES/A é parte do IPH-RES/G, entretanto existem diferenças no comportamento, veja só:

 

indice-properati-hiperdados-res-apto

 

Nesse caso do IPH-RES/A que trata a evolução do preço dos apartamentos dessas cidades, única cidade que acompanhou chegou perto de acompanhar a inflação foi a cidade de Porto Alegre.

 

Verificando o IPH-RES/C – Índice de Preços Properati Hiperdados Residencial Casas no gráfico abaixo, vemos um salto considerável na cidade de Belo Horizonte entre os meses de fevereiro e março de 2016. Em abril esse valor se sustentou, vamos ver se no próximo mês o valor permanece. Lembrando que nas demais cidades o valor permanece constante, mesmo havendo grandes oscilações ao longo dos meses, veja baixo:

 

indice-properati-hiperdados-res-casas

 

Além das variáveis demonstradas em papers anteriores, também vamos começar a trazer informações sobre a procura e o consumo de imóveis em todo Brasil conforme ilustração abaixo:

 

indice-properati-hiperdados-consumo-brasil

 

Por exemplo, ao colocarmos foco na cidade de São Paulo, conseguimos facilmente identificar onde os paulistanos estão procurando imóveis, estamos fazendo isso para fornecer o melhor conteúdo às empresas de incorporação, empresas de construção civil e corretoras imobiliárias. Imagine você que é um gerente de novos negócio de uma incorporadora imobiliária com informações sobre consumo imobiliário, mais adiante vamos tratar questões do tipo de imóvel buscado por quem quer morar, alugar e investir na cidade de São Paulo, mas nos não nos limitamos à cidade de São Paulo, vamos fazer isso para todo Brasil. São informações exclusivas e relevantes que a Properati e o Hiperdados disponibilizam para quem vai tomar as melhores decisões no mercado imobiliário.

 

indice-properati-hiperdados-consumo-sao-paulo

 

Parabéns leitores, afinal não é todo dia que o mercado imobiliário é presenteado com conteúdo tão relevante e qualificado.

No Comment

Comments are closed.

× Conheça o Hiperdados