Contas a pagar: confira 10 dicas rápidas - Software para Incorporadora e Construtora

É fato que o mercado imobiliário tem sofrido um grande impacto diante da  crise tual que o Brasil enfrenta. Nesse cenário, mais do que nunca é vital para as empresas do setor, construtoras, incorporadoras e agências imobiliárias, ter pleno controle dos custos da empresa a fim de otimizar os recursos para garantir os melhores investimentos.  Gerir bem as contas a pagar  é fazer uma boa reflexão acerca dos investimentos e dos controle de gastos, confira abaixo algumas dicas rápidas que irão de ajudar a melhorar esse processo.

1.Contas a pagar procure antecipar em caso de desconto

Tão importante quanto quitar em dia as obrigações fiscais, aproveitar os prazos para pagar as taxas com um valor reduzido proporciona uma economia considerável no fluxo de caixa, principalmente no setor imobiliário.

2.Gerencie as condições de pagamento

Buscar o equilíbrio entre a melhor forma de quitação de débitos e administração dos juros decorrentes de aquisições a longo prazo fundamental para aproveitar melhor o fluxo de investimentos da empresa.

3. Garanta a sinergia entre o Financeiro e o Orçamento

Principalmente no caso das construtoras, investir em ferramentas e meios para estabelecer um canal efetivo de comunicação contribui significativamente para a análise de contas a pagar, além da detecção de excessos e carências no que se refere ao relacionamento com fornecedores.

4.Compreenda suas fontes de receita

Entender o fluxo de lucros é tão importante quanto controlar seus dividendos. Nesse sentido, é importante deixar claros quais suas fontes de renda fixa e variável, a fim de saber os limites do bolso e controlar vencimentos.

5.Em caso de problemas financeiros, renegocie

Não espere a cobrança bater em sua porta. Em caso de dificuldades, procurar os credores para negociar melhores condições de pagamento é a melhor solução para ambos os lados da mesa. Além da redução de juros e outros encargos, apostar na negociação antes do problema contribui para estabelecer um relacionamento de credibilidade dentro e fora do setor.

6.Otimize o controle de autorização de pagamentos

Uma das piores coisas que podem ocorrer com o controle de contas a pagar é perder prazos por falta de assinaturas. Por mais óbvio que isso pareça, muitas empresas ainda hoje apostam na segurança da burocracia, e não analisam a importância da velocidade no processo. Por isso, é importante sempre avaliar o equilíbrio entre esses dois fatores, a fim de evitar eventuais problemas de gestão.

7.Estabeleça metas

É sempre importante lembrar que manter o equilíbrio do fluxo de caixa é tão importante quanto poupar quando possível. Crises econômicas são cíclicas, independente se demoram 20 ou 30 anos para ocorrer. Por isso, uma empresa bem preparada é capaz de não somente enfrentá-la com tranquilidade, mas também aproveitar melhor as oportunidades desse cenário.

8.Estabeleça uma rotina de análise de custos

Revisar periodicamente a eficiência dos investimentos e gastos garante o aproveitamento das melhores oportunidades do mercado, além de evitar o direcionamento de recursos indiscriminado.

9.Automatize a gestão de custos

Para garantir a confiabilidade de gastos e ter uma visão plena do que entra e sai da empresa, investir em sistemas de gestão de custos especializados em sua segmentação – incorporação ou construção de imóveis, por exemplo – é o ideal. Além de garantir a organização de dados, é possível vislumbrar com essas ferramentas pequenos custos que muitas vezes passam despercebidos, mas fazem muita diferença a longo prazo. No Hiperdados você pode fazer isso com apenas alguns cliques, peça uma demonstração.

10.Business Inteligence

Ferramentas de inteligência de negócio – conhecidas como Business Inteligence, ou BI – apresentam uma solução definitiva de integração de dados, o que permite ter uma visão integrada do negócio, descobrir oportunidades de otimização de processos, e facilitar uma análise crítica de riscos do negócio. Abordamos o assunto recentemente, elencando o que você precisa saber para contratar BI para sua construtora.

No Comment

Comments are closed.