BI para construtora: porque as empresas precisam de BI

Construtoras e incorporadoras cada vez mais são adeptas ao Business Inteligence, BI.
 São adeptas porque encontram neste serviço informações otimizadas tanto sob a ótica dos processos internos como do negócio, o que permite investimentos mais assertivos.

 BI: Qualidade na informação para o seu negócio

Com a análise de sistemas internos e externos, a criação de tabelas e gráficos com informações visuais, os softwares de Business Intelligence podem indicar melhores decisões em todas as áreas de atuação, consequentemente, melhorando a produtividade e aumentando significativamente a eficiência do negócio.

A Construção Civil demanda uma série de operações em cujo cerne vive a informação. A contratação de serviço, a compra de materiais, o controle da mão de obra, o diário de obras, o fluxo de compras, o uso de suprimentos e a estocagem, por exemplo, são operações que necessitam de controle e são essenciais para as decisões tomadas pela empresa. Da mesma forma, informações externas como economia doméstica e situação do mercado são pontos necessários para a melhorar vendas e atrair clientes.

BI aplicado na Construção Civil

Empresas especializadas em BI oferecem ferramentas que podem tanto fazer as análises como também disponibilizar os dados coletados. O software tabula e agrupa informações, gera relatórios analíticos e promove melhor controle, com um histórico detalhado da estrutura empresarial.

Ferramentas de Inteligência de Mercado tornam mais simples correções de rota e mudanças de tática em obras que não estão de acordo com as expectativas. Ajudam também no controle em tempo real do desenvolvimento e na utilização dos recursos aplicados em novos negócios. Além disso, as visualizações dos lucros e das oportunidades podem ser vistas com tranquilidade, tornando mais fácil a percepção e a correção de problemas nas estratégias de negócios da empresa. Para tornar isto possível, os softwares captam, tabulam os dados, geram análises avançadas de previsão e big data.

De onde vêm as informações de BI

  • Históricos das vendas de unidades, descontos, faturamento e outros indicadores da empresa;
  • Informação sobre os efeitos de variáveis não controladas, como a sazonalidade do mercado, o poder de ações de mídia, as ações das empresas concorrentes etc;
  • Cenário econômico, PIB, câmbio, inflação e juros;
  • Informações dos custos e retorno de variáveis controladas;
  • Informação sobre a capacidade produtiva e financeira da empresa.

No Comment

Comments are closed.